Em breve, o Parque Municipal Milton Marinho de Morais, o popular Camping, será fechado para a realização das obras necessárias ao projeto do Teleférico. A interdição ocorrerá em cerca de 15 dias e durará até o primeiro semestre de 2016, quando deve ser reaberto parcialmente. A previsão é de que as obras durem ao menos 18 meses.
O projeto do Teleférico de Ribeirão Pires, que terá finalidade turística prevê a interligação entre o Complexo Ayrton Senna, o Mirante Santo Antônio e o Parque Milton Marinho de Moraes, com sistema de gôndolas, muito semelhante ao que foi instalado no Santuário Nacional de Aparecida do Norte.
No Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, os visitantes poderão conhecer o Parque Temático Automotivo, que contará a história do setor, que foi fundamental para o desenvolvimento do Grande ABC. No local, os visitantes poderão encontrar o Museu do Carro, restaurante, cinema tridimensional e outras atrações para proporcionar diversão, cultura e informação tanto aos turistas como para a visitação de alunos da rede pública como um parque científico.
O projeto também prevê conexão com o turismo náutico, já que também será instalado um píer para acesso a um Templo Messiânico, a Torre de Miroku, única reprodução em tamanho natural fora do oriente de um monumento localizado em Nara (Japão). Além disso, haverá interligação com outros parques da região, como o Estoril, em São Bernardo. No Mirante Santo Antônio, além da escadaria que retratará as 15 estações da Via Crúcis em cerâmica, também haverá um Café Panorâmico com vista para a represa e o a cidade.
Desta forma, o Teleférico será mais um elemento turístico que se somará aos demais já existentes na cidade: as capelas Santo Antônio e Pilar, a Pedra do Elefante, o Mirante São José, os parques Pérola da Serra e Milton de Moraes, as diversas trilhas, a represa e a Vila do Doce, que receberão ainda mais destaque com esse novo atrativo. “É um projeto ambicioso na área do Turismo e exige ousadia, mas de forma direcionada e bem planejada”, afirmou o prefeito Saulo Benevides (PMDB).