A Central de Penas e Medidas Alternativas de Ribeirão Pires desenvolveu um novo programa para que os sentenciados a cumprir serviços comunitários tenham parte da pena reduzida. Por meio da campanha “Doe sangue: uma Gota de Solidariedade”, aqueles que atualmente cumprem horas de serviço poderão ter uma redução de 16 horas da pena caso participem, voluntariamente, da doação realizada no Hospital Estadual Mário Covas.
“Essa foi uma ideia de uma de nossas estagiárias. Levamos a proposta ao juiz, que depois de uma consulta a outro juiz e a promotores, concordou com o programa”, explica a técnica responsável pela Central de Penas, Patrícia Cristina Gomes Buriti.
A estagiária Priscila de Almeida Santos conta como surgiu a ideia: “Meu namorado leu uma reportagem sobre uma outra cidade ter feito isso em um presídio, então, me sugeriu para que propusesse essa ideia aqui”.
O juiz Doutor Glauco Costa Leite, da Vara do Juizado Especial Civil e Criminal de Ribeirão Pires, viu a iniciativa com bons olhos e contou com o apoio de outro juiz e mais quatro promotores. Agora, o programa de doação de sangue poderá ser uma opção para que o agraciado a pagar serviço comunitário possa contribuir também com a manutenção da vida por meio da doação de sangue voluntária.