Campanha visa revitalização do Museu Municipal

A Prefeitura de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou uma campanha intitulada “Nossa História em Suas Mãos”. O objetivo é incentivar pessoas que tenham livros, fotografias, quadros, objetos e documentos que tenham valor histórico e anteriores a década de 80 a exporem no Museu Municipal. As doações podem ser feitas até o dia 25 de junho diretamente no museu localizado à Rua Miguel Prisco, 288 – Paço Municipal (Centro de Exposições e História).

Quem quiser participar basta doar livros, fotografias, quadros, objetos e documentos  que tenham valor histórico e anteriores a década de 80

Quem quiser participar basta doar livros, fotografias, quadros, objetos e documentos
que tenham valor histórico e anteriores a década de 80


“A campanha foi idealizada pelo pesquisador Roberto Bottacin, em 1983, época da inauguração do Museu Municipal. Uma homenagem a ele. Resolvemos reativa-la porque acreditamos que até o final da campanha formaremos um rico e diverso acervo municipal”, disse Marcílio Duarte, secretário adjunto de Cultura e Turismo.
Os objetos doados não serão imediatamente expostos, antes devem passar pela Reserva Técnica do Museu Municipal. A Prefeitura informa que não aceitará peças que preguem ideologia partidária, crença religiosa – quadros, ilustrações e fotos de igreja não são considerados discurso religioso –, de caráter racista, de conteúdo pornográfico e que apresentem conteúdo ofensivo a questões de gênero e de diversidade cultural.
A peça doada deverá pertencer ao doador, o qual atestará propriedade no Termo de Doação à Municipalidade. O doador deverá informar seu nome e documentos no ato da doação e em caso de peças grandes, o transporte e a remoção do bem deverão ser totalmente assumidas pelo doador.
O que pode ser doado – Documentação histórica: livros, mapas, gravuras e estampas; Objetos: porcelanas, cristais, pratarias, louças, cerâmicas, joias, condecorações, medalhas, elementos iconográficos e folclóricos, trajes, móveis, maquinaria, veículos e utensílios domésticos; Filatélicos: selos postais antigos; Numismáticos: moedas e cédulas antigas; Pinacoteca, quadros, gravuras, desenhos e esculturas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 48224724.

Compartilhe

Comente

Leia também