Amanhã, Ribeirão Pires dará início à campanha “Prevenir, Testar e Tratar”, que tem como objetivo orientar a respeito da prevenção a doenças sexualmente transmissíveis como AIDS e hepatites. A distribuição de preservativos e folders informativos será no Terminal Rodoviário a partir das 14h.
“O uso da camisinha, além de prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DST), previne a gravidez indesejada”, explica a coordenadora do departamento de Infectologia da secretaria da Saúde e Higiene, Nanci Garrido Butin.
Ainda sem cura, o tratamento da AIDS é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém deve-se criar o hábito do uso de preservativos, e incentivar a realização dos exames para possíveis diagnósticos de HIV, sífilis e hepatites.
Segundo Gerson Constantino, secretário de Saúde e Higiene, estas campanhas têm como objetivo “reforçar a atenção e cuidado com o uso de preservativos afim de diminuir o caso das doenças no município gerando melhor qualidade de vida aos ribeirãopirenses”.
Para a realização de testes gratuitos de HIV (AIDS), Sífilis e Hepatites B e C, é disponibilizado o SAE – Serviço de Atenção Especializada de segunda à sexta-feira das 8h às 17h no Centro de Testagem e Aconselhamento que fica na Avenida Francisco Monteiro, 205 – Centro.