Esta semana, foi iniciada a instalação das bases em que serão colocadas as câmeras de monitoramento na região central de Ribeirão Pires. A obra, de responsabilidade da Prefeitura, está na fase de instalação de postes e, a seguir, das câmeras.
Somente no Centro da cidade são oito pontos de monitoramento, entre eles a Vila do Doce, entre as ruas Boa Vista e Stella Bruna Cecchi Nardelli. No total serão 29 pontos de vídeomonitoramento 24 horas, em 36 pontos do município definidos pelo índice de criminalidade.
Os pontos de instalação dos equipamentos foram pré-definidos após estudo realizado pela Secretaria de Segurança Pública de Ribeirão Pires em conjunto com a Polícia Militar, de acordo com o sistema de Informações Criminais (Infocrim), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Com investimento Municipal de R$ 1,5 milhão, além das câmeras, a sede da Guarda Civil Municipal também abrigará a Sala de Videomonitoramento. Monitores, computadores e provedor já estão no local. Uma equipe também será treinada para uso correto dos equipamentos.
“Estamos adequando a sala, enquanto as bases são colocadas para instalação das câmeras. A sala iniciará o funcionamento monitorando os pontos da região central da cidade”, explica a secretária de Segurança Pública, Aurélia Coelho.“Todos os equipamentos não foram locados, são de propriedade da secretaria e o município deve arcar somente com a manutenção dos aparelhos”, conclui.