Câmara propõe instituir data para valorização da produção literária na Estância

A proposta visa incluir no calendário municipal de eventos e celebrar em 25 de julho, o Dia Municipal do Escritor

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires aprovou o PL (Projeto de Lei) nº 0003/2023 que propõe a instituição do Dia Municipal do Escritor (25 de julho), no calendário oficial de eventos da Estância.

O projeto, de autoria do vereador e presidente da Câmara de Ribeirão Pires, professor Paulo Cesar (PC), foi aprovado pelos 17 vereadores da cidade, em segunda votação realizada na 8ª sessão ordinária da Câmara, ocorrida na tarde de ontem, dia 30.

Segundo o presidente, o PL tem por objetivo valorizar os autores e fomentar projetos que incentivem à produção literária da cidade. “Temos comércios na cidade, que promovem encontros de autores, dão espaço e incentivam a literatura”, afirma.
Desde maio do ano passado, a Estância possui o Clube dos Escritores, promovido por uma cafeteria, localizada na região central da cidade. As reuniões dos autores da Estância e convidados, são realizadas uma vez ao mês.

“Também destinamos um espaço para a venda dos livros e, em cada mesa, deixo um exemplar pra que os clientes possam ler, enquanto permanecem no local”, conta a proprietária, Tati Querriquelli, que deseja criar, em breve, um novo espaço de diálogo literário por meio de um podcast.

Troca de livros

A Câmara também possui outras ações de incentivo à leitura como o Caixote Literário, instalado na sede da Casa de Leis (rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro).
No local, é possível deixar e levar livros de qualquer gênero (romance, suspense, poesias, crônicas, contos, entre outros). A ideia é fomentar de forma gratuita a prática da troca.

Vereadores de Ribeirão Pires aprovam projeto de Lei que institui o Dia do Escritor. PL segue para sanção do Executivo.

Compartilhe

Comente

Leia também