Câmara Municipal integra o projeto “Circuito das Abelhas”

Legislativo foi o primeiro órgão público da cidade que recebeu o Condomel – Abelhas da Mata, projeto que integra as ações de sustentabilidade da Câmara, alinhadas a Agenda 2030 da ONU

Desde 2022, a Câmara Municipal de Ribeirão Pires implantou ações ligadas às ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), e se tornou o primeiro Legislativo sustentável do Brasil.

Uma das principais ações é o projeto “Condomel – Abelhas da Mata, realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ribeirão Pires. A ação visa preservar as abelhas nativas e sem ferrão, bem como contribuir com a polinização da flora local, por meio de colmeias e ninhos naturais.

A Câmara de Ribeirão foi o primeiro local a receber as colmeias, chamadas de Condomel. Ao todo, o local possui três colmeias, que hoje fazem parte do recém-lançado “Circuito das Abelhas”, promovido pelo Meio Ambiente da Estância, que tem por objetivo a divulgação dos ninhos instalados pela cidade, além de ampliar o conhecimento sobre as abelhas, sua importância e preservação.

“As colmeias estão instaladas no Pomar Público Urbano, no entorno da sede do legislativo. A ação, além de promover a preservação das abelhas, ainda trabalha a educação e conscientização de munícipes, e atende Objetivos da Agenda 2030”, explica o vereador e presidente da Câmara, Professor Paulo Cesar (PC). “Para nós é muito gratificante exercer um trabalho que visa um futuro melhor para os nossos moradores”, conclui.

Com a Casa de Leis, a Estância possui 15 Condoméis com mais de 40 mil abelhas. Munícipes e turistas podem acessar o Circuito por meio de QR Codes disponíveis nas redes sociais da Câmara Municipal, Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente. O circuito pode ser acessado também através do link: https://www.google.com/maps/d/embed?mid=18UwQbKLv1ek8V_RPlY9YYQLQH9u07EU&ehbc=2E312F.

Foto CMRP – Legislativo possui colmeias de abelhas nativas sem ferrão, desde 2022, e hoje integra o Circuito das Abelhas em Ribeirão Pires, iniciativa do Meio Ambiente da cidade

Compartilhe

Comente

Leia também