Câmara inspira programa ambiental em Ribeirão Pires

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires iniciou em 2021 uma série de ações voltadas a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil proposto na Agenda 2030 das Nações Unidas. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, entre eles, acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Atendendo esses objetivos, a Câmara colocou em prática os programas Asas com Liberdade e Pomar Público Urbano, atendendo o objetivo 15 que é o de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, e o objetivo 11, tornando as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

O Projeto Asas com Liberdade consiste em usar gaiolas abertas para poder alimentar os pássaros com frutas e ração, contribuindo para a educação ambiental, alertando sobre a necessidade de proteção da fauna e consequentemente de todo o meio ambiente. As gaiolas utilizadas no projeto são doadas pela Guarda Ambiental oriundas de apreensões.

Criado no primeiro semestre de 2021, o programa ambiental se espalhou pelo município, já implantado em parques públicos, na sede do Fundo Social de Solidariedade e em inúmeros bairros através da iniciativa de moradores.

O Pomar Público Urbano é outra novidade que vem chamando a atenção da sociedade ribeirãopirense. A primeira fase está implantada e integrada ao Asas com Liberdade. Pela proposta, árvores frutíferas ganham espaço, enquanto o concreto sai de cena. Bom para saúde, bom para o meio ambiente, bom para toda a comunidade. É chegar, conferir se o fruto está maduro e colher o Araçá-vermelho, Araçá-miúdo, o Cambuci, a Cereja-do-rio-grande, a Pitanga ou a Grumixama.

Segundo a presidência do Legislativo, é preciso promover intervenções voltadas à proteção do meio ambiente e a integração da sociedade com a flora e a fauna, visando alcançar um futuro melhor e mais sustentável, protegendo o planeta e promovendo a conscientização da população.

Ao longo de 2022, a Câmara de Ribeirão Pires ampliará as ações de sustentabilidade dentro dos três pilares fundamentais: ambiental, social e econômico.

Compartilhe

Comente

Leia também