Câmara de Ribeirão Pires institucionaliza herança cultural

A Câmara de Vereadores de Ribeirão Pires, aprovou na quinta-feira (20/10), projeto de lei de autoria do presidente e vereador Professor Paulo Cesar, criando a Semana Municipal “Conhecendo Minha Cidade”. O objetivo da matéria é institucionalizar o processo ativo de conhecimento, preservação da herança cultural na população ribeirãopirense.

O projeto visa fazer com que a educação patrimonial seja reconhecida como um processo participativo entre escola e comunidade em uma transmissão de conhecimentos, ressaltando seus conceitos e valores promovendo uma visão crítica e ao mesmo tempo conservadora sobre o patrimônio cultural.

O processo será feito no âmbito escolar, levando os estudantes, a um processo ativo de conhecimento, preservação de sua herança cultural, promovendo a geração e a produção de novos conhecimentos para sua formação cultural. Por meio da educação patrimonial, o ensino e aprendizagem podem ser dinamizados e expandidos, muito além do ambiente escolar, inserindo a comunidade neste processo, permitindo o conhecimento de lugares, histórias, objetos, monumentos e tradições que foram ou são importantes na sua história.

Segundo o autor da proposta, professor Paulo Cesar, o contato com o patrimônio histórico e meio ambiente, por meio das visitações, provocará nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os a conhecer sobre o que é um bem cultural e patrimonial.

O projeto seguiu para sanção do prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

Compartilhe

Comente

Leia também