Câmara de Ribeirão Pires inicia intervenções de sustentabilidade

A Câmara de Ribeirão Pires está sendo revitalizada. As intervenções tiveram início há duas semanas e fará do Legislativo de Ribeirão Pires a 1ª Câmara sustentável do Brasil.

Após o término dos trabalhos, a Casa de Leis contará com a geração de energia limpa, maior acessibilidade, solo permeável com instalação de jardim de chuva e piso drenante, arborização frutífera com o plantio de 21 novas árvores adultas, e frota de automóveis elétricos (gradativo), atendendo o programa “Câmara 2030”, responsável por adequar a Casa Legislativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil propostos na Agenda 2030 e apoiada pelas Nações Unidas.

Integrada ao novo conceito, alguns projetos já foram implantados, entre eles, o Asas com Liberdade que consiste em usar gaiolas abertas para alimentar os pássaros com frutas e ração, contribuindo para a educação ambiental e alertando sobre a necessidade de proteção da fauna. O Pomar Público, é outra inciativa de sucesso, nele árvores frutíferas brasileiras ganham espaço, enquanto o concreto sai de cena. Por fim, a Casa Legislativa trouxe o Projeto MAR – Museu de Arte de Rua, responsável por difundir universalmente a arte, valorizando o espaço urbano e o fortalecimento do turismo cultural na cidade.

Para o presidente Guto Volpi, o programa Câmara 2030 é um importante passo para uma cidade mais sustentável, protegendo o meio ambiente e oferecendo melhores condições de vida para a população.

“Temos que parar de degradar os ambientes, tem que recuperá-los para evitar que catástrofes ainda maiores como vemos quase que diariamente. As enchentes, os deslizamentos de terra, as mortes, estão diretamente ligados a forma como utilizamos os recursos naturais”, frisou.

A iniciativa inédita da Câmara de Ribeirão Pires vem chamando a atenção de entidades regionais e do Governo do Estado de São Paulo.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, o exemplo de Ribeirão Pires deve ser seguido pelos outros poderes e pela iniciativa privada, e destacou que irá incorporar o programa nas ações estratégicas da entidade.

“Os temas de desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e energias renováveis tem que estar presentes em todas as nossas ações. O Planeta não aguenta mais o modelo praticado de consumo, produção e exploração. Precisamos decidir qual o futuro que queremos para as próximas gerações. Essa iniciativa da Câmara tem que ser aplaudida e divulgada para toda a sociedade e que os outros poderes sigam esse exemplo, bem como, a iniciativa privada. A Agência de Desenvolvimento estará junta neste programa e levará a iniciativa para as suas ações estratégicas”, destacou Aroaldo.

Em março deste ano, o coordenador do Programa SP+Consórcios do Governo do Estado de São Paulo, Rafael Goffi, esteve no município para conhecer o programa.

“Fico contente por saber que a Agenda 2030 da ONU está sendo colocada em prática. Este é um tema que aprecio muito e que o Governo do Estado de São Paulo incentiva. Acredito que a execução do programa na Câmara será um marco que incentivará os demais municípios, instituições públicas e setor privado, a alcançarem a eficácia nos objetivos da ONU”, disse.

Para conhecer mais sobre o Câmara 2030 acesse:  https://drive.google.com/drive/folders/1QCDOBs90DNIKhjYdzFw9o57vULqXXA8D

Compartilhe

Comente

Leia também