“Câmara 2030” fará do Legislativo de Ribeirão Pires a primeira Câmara sustentável do Brasil

O novo conceito visa contribuir para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos

A Câmara Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires lançou nesta sexta-feira (11/03), o programa “Câmara 2030”, responsável por adequar a Casa Legislativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil propostos na Agenda 2030 e apoiada pelas Nações Unidas.

Após as intervenções, aliadas às ações em andamento, a Câmara passará a ser autossustentável na geração de energia, terá maior acessibilidade, solo permeável com instalação de jardim de chuva, arborização frutífera e frota de automóveis elétricos.

O novo conceito do Legislativo Municipal foi apresentado aos parlamentares, assessores, servidores e autoridades pelo presidente Guto Volpi, quando destacou que a Câmara fará a sua parte no apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

“Hoje apresentamos todo o conceito das intervenções que já foram feitas e que estão sendo colocadas em prática para tornar o Legislativo ainda mais acessível e conectado com o meio ambiente, contribuindo para os objetivos da Agenda 2030 da Onu. Somos a primeira Casa de Leis do Brasil a trabalhar os objetivos como conceito, dentro dos segmentos propostos”, disse o presidente.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, o exemplo de Ribeirão Pires deve ser seguido pelos outros poderes e a iniciativa privada, e destacou que irá incorporar o programa nas ações estratégicas da entidade.

“Os temas de desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e energias renováveis tem que estar presentes em todas as nossas ações. O Planeta não aguenta mais o modelo praticado de consumo, produção e exploração. Precisamos decidir qual o futuro que queremos para as próximas gerações. Essa iniciativa da Câmara tem que ser aplaudida e divulgada para toda a sociedade e que os outros poderes sigam esse exemplo, que a iniciativa privada siga esse exemplo. A Agência de Desenvolvimento estará junta neste programa e levará a iniciativa para as suas ações estratégicas”, destacou Aroaldo.

O ex-secretário executivo do Consórcio ABC e atual secretário de Limpeza Urbana da cidade de São Paulo, Acácio Miranda, evidenciou a atuação pública da Câmara de Ribeirão Pires na manutenção da sustentabilidade e do desenvolvimento social, tornando- se um exemplo para a Federação.

“A Câmara de Ribeirão Pires dá um exemplo de atuação pública com vistas à manutenção da sustentabilidade e do desenvolvimento social. Diante disso, fica o exemplo ao nosso Grande ABC, a São Paulo e ao nosso Brasil, que Gestão Pública se faz com amor ao presente, olhando para o futuro”, apontou Acácio.

As intervenções previstas no programa Câmara 2030 estão estimadas em R$ 660.000,00.

Conheça as ações em andamento

A Câmara colocou em prática os programas Asas com Liberdade e Pomar Público Urbano, atendendo o objetivo 15 que é o de proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, e o objetivo 11, tornando as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

O Projeto Asas com Liberdade: Consiste em usar gaiolas abertas para poder alimentar os pássaros com frutas e ração, contribuindo para a educação ambiental, alertando sobre a necessidade de proteção da fauna e consequentemente de todo o meio ambiente. As gaiolas utilizadas no projeto são doadas pela Guarda Ambiental oriundas de apreensões.

O Pomar Público Urbano: É outra novidade que vem chamando a atenção da sociedade ribeirãopirense. A primeira fase está implantada e integrada ao Asas com Liberdade. Pela proposta, árvores frutíferas brasileiras ganham espaço, enquanto o concreto sai de cena. Bom para saúde, bom para o meio ambiente, bom para toda a comunidade. É chegar, conferir se o fruto está maduro e colher o Araçá-vermelho, Araçá-miúdo, o Cambuci, a Cereja-do-rio-grande, a Pitanga ou a Grumixama.

Projeto MAR – Museu de Arte de Rua: Tem por objetivo difundir universalmente a arte, valorizar o espaço urbano e o aspecto paisagístico de Ribeirão Pires, visando fortalecer também o turismo cultural na cidade, atendendo ao objetivo 4 – Educação de Qualidade: valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. Intervenções de grafite trazem temas sociais, culturais e de meio ambiente.

Clique no link e veja a revista da Câmara Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires Agenda 2030: CMRP REVISTA AGENDA 2030

Compartilhe

Comente

Leia também