Câmara 2030 do Legislativo de Ribeirão Pires é apresentado ao Governo do Estado

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires recebeu, nesta quarta-feira (23/03), o Coordenador SP+CONSÓRCIOS do Governo do Estado de São Paulo, Rafael Goffi, que conheceu detalhes sobre o programa “Câmara 2030”, lançado no último dia 11 de março. O programa fará do Legislativo de Ribeirão Pires a 1ª Câmara sustentável do Brasil, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil propostos na Agenda 2030 e apoiada pelas Nações Unidas.

Na oportunidade, Goffi conheceu mais sobre as ações já em andamento, como o Projeto Asas com Liberdade que consiste em usar gaiolas abertas para alimentar os pássaros com frutas e ração, contribuindo para a educação ambiental e alertando sobre a necessidade de proteção da fauna. O Pomar Público também foi visitado, nele árvores frutíferas brasileiras ganham espaço, enquanto o concreto sai de cena. Por fim conferiu o Projeto MAR – Museu de Arte de Rua, responsável por difundir universalmente a arte, valorizando o espaço urbano e o fortalecimento do turismo cultural na cidade.

O coordenador estadual assistiu ainda ao vídeo ilustrativo de como ficará o novo conceito do prédio da Casa de Leis que passará a ser autossustentável na geração de energia, terá maior acessibilidade, solo permeável com instalação de jardim de chuva, arborização frutífera e frota de automóveis elétricos.

Para Rafael Goffi, a iniciativa do Legislativo incentivará diversas parcelas da sociedade. “Fico contente por saber que a Agenda 2030 da ONU está sendo colocada em prática. Este é um tema que aprecio muito e que o Governo do Estado de São Paulo incentiva. Acredito que a execução do programa na Câmara será um marco que incentivará os demais municípios, instituições públicas e setor privado, a alcançarem a eficácia nos objetivos da ONU”, disse.

O presidente do Legislativo, Guto Volpi ressaltou a importância da presença do coordenador de políticas consorciadas do Governo de SP. “O programa Câmara 2030 é um importante passo para termos uma cidade mais sustentável, protegendo o meio ambiente e oferecendo melhores condições de vida para a população. Temos que parar de degradar os ambientes, tem que recuperá-los para evitar que catástrofes ainda maiores como vimos nos últimos dias aconteçam. As enchentes, os deslizamentos de terra, as mortes, estão diretamente ligados a forma como utilizamos os recursos naturais. A presença do Governo do Estado, em especial, do responsável pelas políticas consorciadas, nos dá a certeza de estarmos no caminho certo”, destacou o presidente.

Para conhecer mais sobre o Câmara 2030 acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1QCDOBs90DNIKhjYdzFw9o57vULqXXA8D

Compartilhe

Comente

Leia também