Cachorro pode tomar banho todo dia?

De um lado, há quem defenda que cachorros têm que ser cachorros e tomar a menor quantidade de banhos possível. De outro, muitos apaixonados por cães acreditam que manter os cães limpinhos é essencial para o bem-estar deles. Porém, em relação à saúde, qual a frequência de banho em cachorro?

Como identificar a frequência com que meu cachorro deve tomar banho

Embora muitos gostem de estabelecer regras gerais para o banho dos peludos, é importante lembrar que nenhum pet é igual ao outro. E isso em relação tanto às suas características físicas quanto aos seus hábitos no dia a dia.

Um animal que fica mais dentro de casa, por exemplo, tende a acumular menos sujeira que um que permanece no quintal, passeia bastante ou frequenta algum day care.

Da mesma forma, não há tanto problema que um peludo que não suba na cama ou no sofá não esteja sempre limpinho, o que não pode ser dito daquele que dorme no nosso travesseiro.

Além disso, alguns problemas de saúde podem alterar a frequência de lavagem em pet. Por exemplo, banho baixa a imunidade do cachorro e, por isso, alguns deles devem ser lavados menos vezes. Já para cães com problemas de pele, pode ser recomendado banho até duas vezes por semana com produtos especiais.

A frequência de banhos ideal de acordo com a pelagem

Considerando tudo isso e dadas condições normais de saúde, o fator determinante da frequência de banho em cachorro está ligada ao tipo de pelagem, como você confere a seguir.

Cães de pelo curto 

Para cachorros de pelagem curta e densa, é recomendado dar banhos com intervalos de 15 a 30 dias, dependendo do ambiente e das atividades realizadas por ele. Entram nessa categoria pets como Buldogue francês, Pastor alemão, a maior parte dos SRDs, entre outros.

Cães de pelo longo 

No caso dos cães que possuem pelo longo que não se assemelham a cabelos, como é o exemplo do Poodle, os banhos podem ocorrer entre uma semana e 15 dias. Além dos hábitos do cachorro, também influencia o fato de o tutor ter ou não o hábito de penteá-lo a fim de evitar nós.

Cães de pelo longo do tipo cabelo 

Alguns pets, como Maltês, Yorkshire e Shih-tzu, possuem pelos com estrutura que se assemelha à do nosso cabelo. Por acumularem mais oleosidade, o ideal é manter o cachorro tomando banho semanalmente.

E no frio? Você pode estar se perguntando. Embora seja recomendado diminuir a frequência de banhos no inverno, uma dica para quem não deseja aumentar os intervalos é escolher dias mais quentes para dar banho no cãozinho. Outra opção é apostar na lavagem a seco.

Riscos do excesso de banho para a saúde do cachorro

Se você é do tipo que tem mania de limpeza e ficou com os cabelos em pé ao ler se cachorro pode tomar banho todo dia, vale pensar nos prejuízos que tomar muitos banhos traz para o seu amigo.

Entre os principais está o fato de as lavagens em excesso removerem a camada de gordura que protege a pele dos animais, deixando-os mais expostos a fungos e alergias.

Além disso, a remoção dessa camada também elimina bactérias ligadas ao bom funcionamento do sistema imunológico dos cães. Sem ela, eles ficam mais suscetíveis a doenças.

Escovações removem sujeira

Ao se perguntar se cachorro pode tomar banho todo dia, saiba que lavagens não são a único cuidado de higiene com os peludos. Fazer escovações diárias também é essencial para remover poeira e células mortas da pelagem, o que reduz bastante o cheirinho de cachorro.

Aliás, no caso de o amigo peludo possuir algumas restrições ou alergias, não deixe de levá-lo ao veterinário antes de dar banhos constantes. Dessa forma, você evita qualquer infecção e garante a felicidade do pet.

Compartilhe

Comente

Leia também