Bolsa Trabalho estende inscrições até sexta-feira (3)

As inscrições para o Programa Bolsa do Povo – Eixo Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (3). Para concorrer as 40 vagas disponibilizadas para o município é preciso efetuar a inscrição pelo portal do Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br) e clicar no ícone Bolsa Trabalho. A seleção acontecerá até 4 de setembro e a convocação será feita por meio de publicação no Diário Oficial do Governo do Estado de São Paulo. Até dia 31 de agosto, 202 pessoas haviam se inscrito para as vagas.

Para participar é necessário: ser maior de 18 anos, estar desempregado e não ser beneficiário de seguro-desemprego ou qualquer outro programa equivalente; morar em Ribeirão Pires há mais de 2 anos; renda per capita menor do que meio salário mínimo; somente um beneficiário por núcleo familiar. As inscrições são gratuitas e online, sendo necessário RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Comprovante de Endereço.

A adesão do município ao programa foi efetuada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SDER) e Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis). Os interessados poderão buscar auxílio para a efetivação do cadastro no Atende Fácil, ponto de apoio do município, das 9h às 16h, localizado à Avenida Capitão José Gallo, 55 – Centro.

O Bolsa-Trabalho tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social, residentes no Estado de São Paulo. Tem duração de 5 meses e atenderá cidadãos desempregados com bolsa-auxílio de R$ 535 além de curso de qualificação virtual, seguro de acidentes e atividades de trabalho em órgãos públicos por 4 horas diárias, 5 dias por semana.

Os inscritos podem escolher entre 6 opções de cursos profissionalizantes virtuais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e do Centro Paula Souza, com duração de 80 horas: Auxiliar de Controle de Produção e Estoque; Gestão Administrativa; Gestão de Pessoas; Organização de Eventos; Rotinas e Serviços Administrativos e Secretariado e Recepção.

Lembrando que o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego criado pela Lei de 10.321 de 8 de junho de 1999 foi alterado para Bolsa-Trabalho conforme a Lei 17.372 de 26 de maio de 2021 e regulamentado pelo Decreto 65.916 de 10 de agosto de 2021.

Os interessados poderão buscar auxílio para a efetivação do cadastro do Bolsa Trabalho no Atende Fácil, ponto de apoio do município, das 9h às 16h, localizado à Avenida Capitão José Gallo, 55 – Centro

Compartilhe

Comente

Leia também