Hoje, 23 de março, é o dia da oitava edição da Black Friday, a sexta-feira em que lojistas de todo o país oferecem produtos com descontos. Inspirada no que é realizado anualmente nos Estados Unidos na emenda do feriado do Dia de Ação de Graças (celebrado ontem), é realizada no Brasil desde 2010, quando o site Busca Descontos se juntou a grandes lojas virtuais para realizar a promoção na internet. Não demorou e a data foi abraçada por importantes lojistas do país, tornando-se um dos dias mais importantes do comércio.
Para se ter uma noção da importância da data, só este ano, segundo dados levantados pela equipe do site oficial da Black Friday brasileira, a expectativa é que a movimentação financeira supere os R$ 2,5 bilhões, alta de 19% em relação ao ano passado, R$ 916 milhões no estado de São Paulo. Em Ribeirão Pires, a movimentação estimada é de aproximadamente R$ 675 mil.
“Este crescimento ano a ano, ocorre desde quando trouxemos o evento para o Brasil em 2010 e demonstra o diferencial da Black Friday daqui: ela já nasceu inclusiva por conta do foco no comércio eletrônico, já que o ambiente digital possibilita a participação de todos, inclusive fora dos grandes centros, afinal basta ter internet para aproveitar” esclarece Ricardo Bove, idealizador do evento e diretor da BlackFriday.com.br. Ainda segundo o idealizador, as principais intenções de compras para a edição de 2018 seguem o mesmo perfil de anos anteriores com produtos de maior valor agregado, como smartphones, televisores, notebooks e eletrodomésticos.
Fora destes itens haverá ofertas nos comércios da cidade, como na RadioSat e também nos hipermercados, como a Coop. Por isso, o jornal Mais Notícias elenca algumas dicas elaboradas pelo advogado Sérgio Tannuri, especialista em Direito do Consumidor que você pode ler abaixo. Boas compras!
- Pesquise preços e fornecedores
- Reúna informações sobre a oferta
- Verifique as condições de pagamento
- Lojas físicas – prove e teste o produto
- Lojas virtuais – verifique se há cadeado como segurança no pagamento de compra
- Previna fraudes em sites – anote os números de protocolo e não descarte os registros de contatos efetuados via e-mail ou via central de atendimento.
- Política de troca – verifique quais as condições
- Direito de Arrependimento e devolução de compras – você tem 7 dias para se arrepender e devolver produtos comprados fora do estabelecimento comercial, ou seja, pela internet, correio ou por telefone.