Por Gazeta
Entre as inaugurações que pipocaram em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra no último dia permitido pela Justiça Eleitoral antes das eleições de outubro, me chamaram especial atenção os monitoramentos com câmeras. Rio Grande da Serra instalou um sistema no recém-inaugurado Parque Linear sob a responsabilidade da Polícia Militar local, brindando os presentes com uma demonstração ao vivo no telão do palco, onde o Tenente Hélio, diretamente da base, interagiu ao vivo com o prefeito e o público através do serviço de autofalantes instalados no Parque.
Embora restrito aos limites do Parque, o serviço com certeza proporcionará mais segurança ao frequentador e aos equipamentos ali instalados.
Em Ribeirão Pires, o “Big Brother” é bem mais abrangente e contará com 39 câmeras de alta definição (que podem chegar a 90, número considerado ideal) e alcance de 360 graus, zoom e equipamento de gravação digital, cobrindo uma importante área no Centro e alguns bairros. Espera-se que o equipamento ajude na redução do número de roubos e assaltos ao comércio, residências e veículos, além de inibir a ação de baderneiros, vândalos e pichadores que vem causando tantos prejuízos e enfeando a cidade…
Já em funcionamento, as câmeras estão sendo monitoradas pela GCM que vem fazendo um excelente trabalho, e agora passa a dispor de mais uma importante e moderna ferramenta para executar suas funções e apoiar tanto a PM quanto a Polícia Civil em suas ações.
Hoje, no Brasil vemos mais ações como estas, que demonstram preocupação com a prevenção, gerando maior sensação de segurança e menos transtornos à população. A tecnologia, aliada a vontade política, indica o caminho a seguir no futuro. Que assim seja hoje e sempre!