Bebetecas estimulam leitura para mais de 1.400 crianças da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação e Inclusão de Ribeirão Pires investe em ações para promover o incentivo à leitura. Os alunos da rede municipal de ensino recebem um auxílio muito importante: as bebetecas, que atuam no primeiro contato entre as crianças e os livros antes da alfabetização. O material, que compõe os espaços de leitura, faz parte do projeto pedagógico e beneficia mais de 1.400 crianças de 17 escolas municipais.

Todos os livros foram desenvolvidos de acordo com as necessidades da faixa etária e podem ser manuseados pelas crianças

Cada uma das unidades recebeu um kit com diversos livros, incluindo histórias que trabalham temas como animais, formas e texturas.

A bebeteca reúne também CDs com músicas infantis.

“Incentivar a prática da leitura é uma das prioridades da Secretaria de Educação e Inclusão. Com as bebetecas, investimos na formação de novos leitores e, aliada à diversão das crianças, é possível elevar cada vez mais a qualidade da educação na rede municipal”, explicou Rosi Ribeiro de Marco, secretária de Educação e Inclusão.

Auxílio para o dia a dia dos educadores

A comprovação vem na prática. Na Escola Municipal Maria da Glória Barbosa Xavier, do Jardim Guanabara, as crianças de quatro meses até quatro anos utilizam os materiais da bebeteca desde 2009. Todos os livros foram desenvolvidos de acordo com as necessidades da faixa etária e podem ser manuseados pelas crianças. Para trabalhar com a bebeteca, toda a equipe pedagógica, inclusive educadores e professores, passam por capacitações sobre a maneira adequada de utilizar o material.

“Desde o início da vida escolar, as crianças, por meio do material, podem conviver com livros e adquirir o hábito da leitura”, afirmou a coordenadora da escola, Fiorella de Meireles Silva. Para ela, os livros prendem a atenção das crianças e o ganho vem no dia a dia.

Dentro do cronograma da escola, os livros são apresentados e utilizados em doses certas, mas inseridos em momentos importantes. “O professor sempre acompanha o uso da bebeteca e também trabalha conceitos com ajuda da literatura infantil, mostrando figuras, ensinando vocabulário e estimulando atividades diárias das crianças, como a hora do almoço, de trocar de roupa etc.”, disse a coordenadora.

Outro recurso utilizado na escola são os livros de banho, que são à prova d’água. Com eles, os professores podem, enquanto banham os pequenos, promover o aprendizado de novas informações e vocabulário, além de despertar interesse para a leitura também nesse momento.

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