A classificação de bebê e ou criança varia um pouco, mas de acordo com nossa experiência classificamos como bebês menores de quatro anos. Já é de conhecimento que a natação é uma excelente ferramenta para um melhor desenvolvimento da criança. Pode inclusive, ser considerada como o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano.
A natação para bebês constitui-se uma excelente atividade motora, na qual a criança, desde a mais tenra idade, experimenta de forma mais natural e espontânea uma motricidade aquática dinâmica, essencial à sua evolução em seu progresso desenvolvimentista. Os bebês, através de exercícios no meio líquido, respeitando seu desenvolvimento maturacional, neuromotor, fortalecerão a musculatura, colaborarão com a lateralidade, equilíbrio, orientação espacial e coordenação motora ampla. Respeitada sua habilidade motora, o bebê libera sua capacidade de movimentar-se e de criar, explorando seu corpo e espaço à sua volta. Os exercícios aquáticos aumentarão a capacidade cardiovascular e pulmonar, como também o apetite, devido ao desgaste calórico, além de proporcionar um sono mais tranquilo.
No benefício psíquico social, há o equilíbrio emocional, uma vez que se relaciona com outras crianças e adultos, favorece a sociabilização, a conquista de determinados objetivos, favorecendo a autoestima e a afetividade, onde poderá ser acentuada com a presença do pai ou mãe numa atividade tão prazerosa que é o meio líquido. Devemos incluir no planejamento das aulas, exercícios destinados à segurança dos bebês, como: agarre e busca pelo apoio, incentivando ao auto-salvamento, sem falar nos exercícios tradicionais como flutuação, respiração frontal e nado “cachorrinho”. Socialmente, o bebê necessita adaptar-se e seguir algumas regras. Regras essas que, às vezes, limitam o seu comportamento causando tensão interna e condensação de energia motora. A água, nesse sentido, é um elemento que oferece liberação dessa energia, através de movimentos, havendo descarga motora, relaxamento muscular e consequentemente, do psíquico.
Como benefícios terapêuticos podemos citar a prevenção de doenças no aparelho respiratório na medida em que há o aumento da resistência. Com a inalação de ar num ambiente quente e úmido como o da piscina, torna possível que o ar atinja as vias aéreas inferiores e melhore a temperatura, umidade e limpeza, prevenindo contra uma série de transtornos para os pulmões, como por exemplo, acúmulo de secreção ou irritação da parede brônquica, provocada pelo frio. Ajuda a corrigir desvios posturais, deficiência do sistema circulatório, além de melhorar as funções psicomotoras como no caso de crianças com asma ou bronquite.
Além de todos os benefícios acima, há também (e não menos importante) o lúdico, que é um recurso fundamental em todos os objetivos da aula de bebê. Estímulo, incentivos e grandes comemorações pelos sucessos de seu bebê são peças fundamentais para uma aula de sucesso.
Conclui-se que a natação para bebês pode contribuir muito na educação da criança, tornando-a mais participativa e independente. Essa pratica favorece o desabrochar do ritmo, personalidade e desenvolvimento do bebê, onde explora e descobre seu corpo e o mundo onde está inserido nosso pequeno cidadão.
Fonte de Pesquisa: “Os benefícios da Natação para Bebês de 06 a 24 meses de idade”. Centro de Ciências de Saúde / Departamento de Educação Física / Monitoria.
Sandra Regina Bento Moreira
Coordenadora Academia Nova Aguazul
CREF. 71185 – G/SP