O bar mais antigo da cidade em atividade
No longínquo abril de 1965, Orestes Soares resolveu montar um bar e mercearia na Rua Santo Bertoldo em seu prédio recém-construído, para atender a crescente demanda do bairro Bertoldo que vinha recebendo novos moradores, durante 12 anos permaneceu na frente do negócio.
De 1977 a 1979 acometido por uma doença incapacitante deixou o bar aos cuidados dos cunhados Cordeia e Hamilton. Nesse mesmo ano, 1979, a filha e o genro, reassumiram o negócio da família. O casal continuou a tocar o comércio sem quase nenhuma alteração, a exceção da criação da famosa ‘’verdinha’’, batida de limão muito suave cuja receita é segredo guardado a sete chaves até hoje, criada por Abdon.
Dona Neusa resolveu participar e criou a não menos famosa batida de amendoim, cuja receita também é segredo de família. Com a morte de Abdon, dona Neusa passou a tocar sozinha o Bar e Mercearia até que seu filho Carlos Roberto França, o Carlinhos, assumiu como terceira geração a dar continuidade ao negócio da família após o acerto com os demais herdeiros.
Carlos Roberto, ampliou a área de estoque, mas não mexeu em nada, a não ser a iluminação em novos freezers e geladeiras, (Carlinhos diz ter a cerveja mais gelada da cidade) e se diz satisfeito com o andamento do comércio.
Metódico e incansável, trabalha sozinho, (as vezes a esposa ajuda), e sua diversão é ver o Palmeiras na TV e uma ou duas vezes ao ano fecha o bar e passa uns dias em Porto Seguro. Sua outra paixão é sempre que pode ir a uma boa churrascaria.
Salvo engano o negócio da família Soares França é o mais antigo em atividade na Estância, já que o Bar do Araki no centro foi fundado oficialmente em 1966, e era tido como tal.
Perguntado sobre o motivo do sucesso e da longevidade do estabelecimento Carlinhos dá a receita: ‘’vender barato e controlar os custos e despesas’’. Carlos Roberto, o Carlinhos pretende tocar a casa até a aposentadoria, o que deve ocorrer quando o Bar do Orestes estiver próximo dos 70 anos.
*Quanto a Rede Globo só entrou como figuração.
Serviço: Orestes Bar e Conveniências. Rua Santo Bertoldo, 556. Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª das 9h00 às 18h30. Sábados, domingos e feriados das 9h00 às 14h00.