O Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Saúde estão definindo novas diretrizes para o enfrentamento ao novo coronavírus.
Seguindo essas orientações de prevenção à doença, a Prefeitura de Ribeirão Pires está intensificando as medidas realizadas, sendo, até o presente momento:
– A partir do dia 16, as aulas da rede municipal de ensino da cidade serão gradativamente suspensas – pais e responsáveis serão recebidos nas unidades escolares para orientações e esclarecimentos (haverá período de adaptação às famílias dos alunos);
– A partir do dia 23/3, as aulas estarão totalmente suspensas na rede municipal;
– A partir dessa terça-feira, dia 17/03, servidores públicos municipais com mais de 60 anos, com exceção os funcionários públicos da rede municipal de saúde e segurança, e gestantes deverão trabalhar em casa. A mesma determinação vale para portadores de doenças crônicas considerados como grupo de risco (diabéticos, hipertensos, problemas no coração, asmáticos e doentes renais). O servidor que se enquadrar em um desses casos poderá trabalhar em casa, mediante comunicação prévia ao seu superior hierárquico, que prestará as orientações necessárias, e com apresentação de relatório médico atestando a condição.
– Atividades culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura estão suspensas;
– Cursos de qualificação profissional do Fundo Social de Ribeirão Pires estão suspensos;
– Cursos e oficinas da Prefeitura estão suspensas;
– Aulas do EJA e UNIVESP estão suspensas;
– O cadastro de idosos (acima de 60 anos) na Central de Atendimento ao Munícipe para desconto no IPTU está suspenso pelo período de 60 dias.
– Atividades em grupo voltadas ao público da terceira idade (acima dos 60 anos) também estão suspensas a partir dessa segunda-feira (16), entre as quais aulas do CRI nos Bairros e aulas esportivas;
– Não haverá férias para os profissionais da saúde da rede municipal;
– Espaços culturais estão temporariamente fechados – Biblioteca Municipal Olavo Bilac; Teatro Municipal Euclides Menato; Anfiteatro Arquimedes Ribeiro; Centro de Exposições e História da cidade.
– O CEU da Quarta Divisão está temporariamente fechado – exceto o CRAS Quarta Divisão.
– O atendimento presencial do IMPRERP – Instituto Municipal de Previdência da cidade – foi suspenso. Os atendimentos serão realizados pelo e-mail [email protected] e pelo telefone 4824-3492.
– O PROCON de Ribeirão Pires teve atendimento suspenso por tempo indeterminado. Informações e reclamações poderão ser encaminhadas ao e-mail [email protected]. Atendimento por telefone: 4824-5121/ 4824-4282/ 4824-3205.
– O atendimento do CIT – Centro de Informações Turísticas – também foi suspenso por tempo indeterminado. Atendimento pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 4828-9868/4828-5577/ 9-7622-5037 (WhatsApp).
– Posto Atende Fácil – Atendimento para MEI e Via Rápida somente pelo telefone 4824-4282.
– Posto de Atendimento ao Trabalhador – Atendimento presencial mantido para intermediação de mão de obra e seguro desemprego.
– A concessionária de transporte público Rigras intensificou as medidas de higienização dos ônibus das linhas municipais e intermunicipais. Equipe de limpeza recebeu treinamento e está realizando a higienização dos veículos no Terminal Rodoviário e na garagem da empresa. Materiais informativos com recomendações de segurança foram fixados nos ônibus.
– A programação especial de aniversário da cidade também será suspensa pela Prefeitura, sendo
- 16 a 18 de março (segunda a quarta-feira) – SUSPENSO
Atividades em Unidades de Saúde sobre Obesidade e Sedentarismo
- 18 de março (quarta-feira) – SUSPENSO
Música na Praça Matriz
Sessão Solene – Teatro Municipal
- 21 de março (sábado) – SUSPENSOS
Copa Master de Handebol (Ginásio Oziris Grecco)
Reapresentação espetáculo “Dançando no Castelo” (Praça Central)
Show de aniversário (Praça Central) – João Gabriel
- 22 de março (domingo) – SUSPENSO
Corrida e Caminhada Ribeirão Pires 66 anos (Complexo Ayrton Senna)
Show de aniversário (Praça Central) – Exaltasamba
- 24 a 27 de março (terça a sexta-feira) – SUSPENSO
Exposição – Salão da Paisagem (Teatro Euclides Menato)
- 24 a 26 de março (terça a quinta-feira) – SUSPENSO
Workshop Turismo Rural (Cambuci) – Anfiteatro Arquimedes Ribeiro
- 27 de março (sexta-feira) – SUSPENSO
5º Encontro de Mulheres Capoeiristas
- 28 de março (sábado) – SUSPENSO
Reapresentação do musical “Por Todos os Cantos do Brasil” – (Teatro Euclides Menato)
- 29 de março (domingo) – SUSPENSO
4º Passeio Inclusivo “José Oliveira Justino” – Vila do Doce
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, orienta que atividades particulares também sigam as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado (inclusive atividades de caráter religioso e, especialmente, instituições de ensino – em todos os níveis);
Não há na cidade até o presente momento (17/03) casos confirmados da doença. Do início do ano até a presente data, foram registrados 19 casos suspeitos de coronavírus entre moradores de Ribeirão Pires. Do total, 4 foram descartados e 15 estão sob análise pelo Instituto Adolfo Lutz.
De fevereiro para cá, as equipes da Prefeitura estão participando de palestras e atualizações permanentes sobre os protocolos de atendimento e prevenção ao novo coronavírus;
Todos os casos suspeitos são monitorados por equipes da Saúde. Os pacientes ficam em isolamento em suas próprias residências até a liberação dos resultados dos exames.
Também como forma de minimizar o impacto do coronavírus na cidade, a Prefeitura ampliou a divulgação de orientações e serviços relacionados à doença:
Prevenção ao coronavírus (fonte: Governo do Estado):
Cuidados, diante de casos suspeitos, são semelhantes aos adotados para evitar gripe:
- Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse.
- Procure um serviço médico se apresentar sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.
Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente:
- Após tossir ou espirrar.
- Depois de cuidar de pessoas doentes.
- Após ir ao banheiro.
- Antes e depois de comer.
Ao tossir e espirrar:
- Cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E, se usar, lembre de lavar bem com água e sabão.
- Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos.
- Use, preferencialmente, lenços descartáveis.
Máscaras:
No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.
Fique Atento!
Quem esteve em países com casos confirmados da doença e apresentar sintomas suspeitos deve:
- Evitar o contato com outras pessoas.
- Procurar um serviço médico imediatamente.
- Seguir os cuidados recomendados.
Casos suspeitos:
Quem apresentar os sintomas deve procurar qualquer serviço de saúde.
Para casos graves, a rede estadual de saúde preparou hospitais de referência na capital, interior e litoral.