Atletas mirins da Estância vão disputar Copa América de Taekwondo em Arujá

Alice Olaf e Enzo Diego, de 7 anos, representarão a cidade na 17ª edição da competição internacional, que reúne mais de 1.500 atletas de diversos países

O espírito esportivo e a disciplina do taekwondo têm inspirado duas jovens promessas de Ribeirão Pires. Com apenas 7 anos, Alice Olaf da Silva e Enzo Diego Ferreira dos Santos se preparam para disputar a 17ª Copa América de Taekwondo, competição pan-americana que será realizada entre os dias 9 e 13 de outubro, em Arujá, na Região Metropolitana de São Paulo.

O torneio, que ocorre paralelamente ao Campeonato Mundial de Taekwondo WTPF (World Taekwondo Championships), reunirá mais de 1.500 atletas de diversos países, incluindo Estados Unidos, Coreia do Sul, México, Bolívia, Argentina e Venezuela. As lutas e apresentações acontecerão na sede da Instituição Religiosa Perfect Liberty, em Arujá, que receberá centenas de delegações internacionais durante a semana.

Treinados pelo mestre e preparador físico Fernando Ripoli, no Centro de Treinamento Técnico (CTT) do Parque Aliança, espaço mantido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, os pequenos atletas acumulam dedicação e disciplina em seus treinos. Na competição, Alice e Enzo disputarão no Festival San Min Cho e também na categoria Kyorugui (luta). As participações estão previstas para o dia 11 de outubro, sob orientação da técnica internacional Sheila Alves Ripoli, faixa-preta 2º DAN.

Além da representatividade dos atletas mirins, o mestre Fernando Ripoli também levará seu talento ao tatame no próximo dia 12, desta vez no ParaTaekwondo (modalidade inclusiva voltada a atletas autistas e pessoas com deficiência). A categoria tem crescido em importância no cenário esportivo e, atualmente, é considerada a primeira no mundo em número de competições internacionais, segundo o ranking oficial da modalidade.

Para os atletas e treinadores, o momento é de concentração e expectativa. “Estamos nos preparando firmes semanalmente para trazermos medalhas para a nossa Estância Turística de Ribeirão Pires e com certeza traremos resultados satisfatórios”, afirmou o mestre Ripoli, destacando o esforço das crianças e a importância de valorizar o esporte como ferramenta de disciplina, saúde e inclusão.

Compartilhe

Comente

Leia também