Atividades de educação no trânsito são reforçadas em Ribeirão Pires

Entre os dias 18 e 25, município participa da Semana Nacional do Trânsito

Estudantes da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires estão participando de atividades de Educação no Trânsito promovidas pela Prefeitura. Na manhã de ontem (13), estudantes da Escola Municipal Francisca Ferreira Santiago, na Vila Rica, participaram de caminhada educativa nas proximidades da unidade. Alunos da Escola Municipal Lavínia Figueiredo Arnoni também foram contemplados com a ação.

Entre as atividades aplicadas está “Vivenciando as práticas de bom pedestre e bom ciclista”, tanto em apresentação como utilizando minicircuito de trânsito. A ação faz parte do plano de trabalho elaborado por professores, coordenadores e agentes de trânsito da cidade que participaram do curso EAD do Detran, que totalizou 60 horas de aprendizado.

Por meio de parceria entre as secretarias de Transporte e Trânsito e de Educação, o município reforça, durante todo o mês, orientações e conscientização sobre o tema. A ação é promovida por profissionais qualificados em curso do Detran, no projeto “Criança Segura no Trânsito”. As atividades também serão reforçadas na Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro).

Além das duas unidades que participaram das ações nessa semana, integram o calendário de ações as escolas municipais Herbert José de Souza; Fiorindo Roncon; Yoshihiko Narita; Silvio Grecco; Maria Siqueira de Paula; Mathilde Figueiredo David; e Profº Sebastião Vayego de Carvalho. Atividades lúdicas utilizando circuito, oficinas e apresentações são instrumentos utilizados para disseminar conhecimento sobre boas práticas enquanto pedestres, ciclistas e futuros condutores.

“Focamos a educação no trânsito para crianças porque elas se tornam multiplicadoras da mensagem às pessoas do seu convívio. E se essa conscientização for feita de forma lúdica, prazerosa e até divertida, é mais eficaz. Assim, os alunos conseguem compreender melhor o assunto e contribuir para a promoção de um trânsito mais humano”, explicou o educador de trânsito da Prefeitura, Fábio Bertrani Leme.

Compartilhe

Comente

Leia também