Atenção Primária domina discussões na XII Conferência Municipal de Saúde de Ribeirão Pires

Evento contou também com outros eixos temáticos que debateram a saúde mental; urgência e emergência e qualificação do modelo de gestão

Ribeirão Pires realizou neste domingo, dia 16, a XII Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema central “Saúde Pública, trabalho coletivo para preservar o futuro”. Pela primeira vez, devido à pandemia causada pelo Coronavírus, o evento foi realizado de forma online e contou em média com 100 participantes, 70% deste público, estava online. A atenção primária e especialidades médicas, foi o centro dos debates.

O prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, abriu a conferência. Em seu discurso, salientou que os próximos anos terão um olhar diferente em decorrência da vivência da pandemia e que o objetivo é oferecer uma saúde pública cada vez melhor.

“O Plano Municipal de Saúde 2022-2025 terá um olhar diferente para todo o sistema público, devido ao processo e aprendizado que tivemos durante esse período de pandemia. Por isso, vamos trabalhar para que possamos implementar aquilo que de fato pensamos: Uma saúde pública melhor, atendendo à particularidade e realidade da população de Ribeirão Pires”, destacou o Prefeito.

Os participantes então foram direcionados para quatro diferentes eixos de discussões, que teve como temas: Atenção Primária e Especialidades Médicas, a prevenção da morbidades na população pós covid; Saúde mental, adequação dos equipamentos e a oferta qualificada dos serviços; Urgência e Emergência, oferta adequada de atendimento à população e Qualificação do modelo de gestão, financiamento e administração dos equipamentos e serviços de saúde pública.

Com 40 participantes, o eixo da atenção primária teve uma longa discussão. Dentre as cinco propostas aprovadas, uma delas é a ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde da família, com a implantação do programa Saúde na Hora. “É uma proposta que está no plano de governo e que pretendemos implementar durante os próximos anos”, comentou Rosana Mattiazzo, coordenadora da atenção primária da cidade. As demais propostas aprovadas nos outros eixos, serão divulgadas em breve pela Secretaria de Saúde e no site oficial da Prefeitura.

A XII Conferência contou ainda com a aprovação de três moções: Contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 32 e 95, e de apoio à própria conferência, na execução do Programa de Práticas Integrativas Complementares (PICs – Medicina Chinesa) em conjunto com as atividades de reabilitação já desenvolvidas pela APRAESPI de Ribeirão Pires.

Plano Municipal de Saúde – As 20 propostas aprovadas durante a Conferência farão parte do Plano Municipal 2022-25, que passará por apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Saúde.

Prefeito Clovis Volpi participa da XII Conferência Municipal de Saúde direto da sede da Secretaria de Saúde

Coordenadores dos eixos temáticos da XII Conferência Municipal de Saúde de Ribeirão Pires

Compartilhe

Comente

Leia também