Associação Pró-Memória participará do Festival do Chocolate

A Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires, criada o ano passado para promover o cuidado com a história e com o patrimônio cultural do município, participará da 7ª edição do Festival do Chocolate. No espaço localizado na recepção do Teatro Euclides Menato, a Associação irá vender livros de autores da cidade, CDs e outros itens.

Membros da Associação discutiram quais seriam os melhores itens a serem vendidos na festa

“Manteremos esse espaço para que a Associação Pró-Memória divulgue seu trabalho e arrecade fundos para a restauração de documentos e para a elaboração de um museu”, revela o professor Américo Del Corto, presidente da entidade.

Ao divulgar o trabalho, o grupo pretende também mostrar a importância de se coletar dados. “Queremos que todas as pessoas que tenham documentos e fotos antigos da cidade tragam para a associação. Lá, digitalizaremos e devolveremos o documento. Queremos montar um verdadeiro arquivo a fim de preservar a história de Ribeirão Pires”, acrescenta Américo.

O Festival do Chocolate será, portanto, uma vitrine para que a Associação Pró-Memória possa alcançar seu objetivo, uma vez que ela não dispõe de recursos próprios e alguns equipamentos necessários para o trabalho de digitalização são caros.

Confira a relação das obras que estarão disponíveis no espaço:

RIBEIRÃO PIRES QUE VI E VIVI – Américo Del Corto: O músico, compositor e autor do hino oficial da cidade de Ribeirão Pires, traduz em sua obra a História do cotidiano de Ribeirão Pires nas décadas de 1930/1940, período de sua infância que o autor relembra com carinho. Américo Del Corto relata ainda a dramática trajetória da Banda Municipal de Ribeirão Pires desde a sua formação até o seu completo desmantelamento.

ETAPAS EVOLUTIVAS DE RIBEIRÃO PIRES – Antonio Simões: Antonio Simões, ex-prefeito de Ribeirão Pires (1970-1973) em sua obra procura explicar a formação política e econômica do município de Ribeirão Pires desde a sua emancipação e lança-se num passado mais longínquo na tentativa de explicar o início do povoamento de nossa região tendo como base décadas de pesquisas sobre o Pilar Velho.

PRECE POR VOCÊ: CONVERSA DE PAI PARA FILHO – Hans Jorge Winter: Sem qualquer interesse comercial, o engenheiro eletrotécnico Hans Jorge Winter, compilou uma série cartas com bons conselhos para o seu filho, que saíra de casa muito jovem afim de estudar Medicina.

TRAÇOS E TROÇAS – Odair Miguel de Lima: Nos volumes I e II, o livro de charges do cartunista ribeirãopirense retrata o trabalho desenvolvido desde 2004 no jornal Mais Notícias.

VITRINES DA CIDADE – Silvbania Passarelli: A arquiteta e urbanista radicada em Santo André reúne nesta obra uma série de artigos refletindo sobre a história urbana e o patrimônio cultural. Tendo como foco principal a região do ABC, Silvia Passarelli coordenou recentemente o projeto “7 cidades – uma leitura perspectiva do ABC”, cujo trabalho culminou na identificação dos principais patrimônios urbanos nas sete cidades da região.

NOTAS DAS HORAS; PÉTALAS DE INSÔNIA; PAISAGEM DO OLHAR; DO OUTRO LADO DO OUTRO; A QUARTA PAREDE – Profº Paulo Franco: O internacionalmente premiado poeta Paulo Franco, formado em letras e pós-graduado em Docência para o Ensino Superior, contabiliza sete publicações entre poesias e contos. Entre estas estarão disponíveis na barraca da Pró-memória, as cinco obras citadas acima.

O dinheiro arrecadado será revertido em projetos de preservação de arquivos históricos de interesse municipal, a serem desenvolvidos pela Pró-memória de Ribeirão Pires.

Compartilhe

Comente

Leia também