Ontem (03) foi comemorado em Ribeirão Pires, o Dia Municipal do Capoeirista, data que foi decretada na cidade após projeto de lei de autoria do vereador Gerson Constantino (PV), em 2000.
Para comemorar, a Associação Esportiva e Cultural de Capoeira Berim-Bras, sob coordenação do Mestre Pelé, está planejando alguns encontros para o mês de agosto.
Amanhã (05), às 19 horas, será realizada uma roda de capoeira na Praça Central de Ribeirão Pires, com os capoeiristas do município e das cidades vizinhas.
O Grupo de capoeira Berim-Bras está programando também um grande evento que acontecerá de 19 a 21 de agosto, o “II Festival Capoeirinha”. O evento contará com cursos, roda de capoeira e encontro de mais de 500 crianças capoeiristas de Ribeirão Pires e região.
“O mês de agosto significa muito para a capoeira, pois foram realizadas mobilizações em todo o Estado de São Paulo para a nossa arte brasileira ter seu reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro, esporte brasileiro e Ribeirão Pires faz parte do trabalho e desta história de luta e resistência”, fala Mestre Pelé.
Jogos Regionais – A capoeira também contribuiu com a vitória de Ribeirão Pires nos Jogos regionais em Santo André, que terminou no último dia 30. Participaram os atletas
Fred José Coutinho, Marcio Araújo e Eduardo Manoel, no Masculino, e Kátia Teixeira e Tandara Regina, no feminino. Tandara foi a segunda colocada na categoria Peso Pesado.
“Gostaria de parabenizar a SEJEL (Secretaria de Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo) pelo apoio ao nosso esporte e aos atletas que participaram desta conquista”, finaliza Mestre Pelé.