Assembleia do Consórcio analisa plano de patrulhamento aéreo regional

Após análise técnica, aeronave será usada exclusivamente para operações
de segurança nas cidades consorciadas; iniciativa é inédita no País

Os próximos passos da implementação do plano de patrulhamento aéreo regional a ser realizado pelas Guardas Civis Municipais, iniciativa inédita a nível nacional, foram analisados na assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública do Consórcio analisou tecnicamente a proposta e deu parecer favorável, informou o coordenador do GT e secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Carlos Alberto dos Santos.

Conforme análise realizada, que contou com apoio da equipe do helicóptero Águia, da Polícia Militar, a implementação do patrulhamento aéreo é necessária para região. Ainda segundo os estudos realizados, o número reduzido de resgates aeromédicos realizados pelo Águia nos dois últimos anos justifica o uso exclusivo da aeronave como medida eficiente para melhorar a segurança das cidades consorciadas.

Com o parecer do GT, o custo para a implementação será menor do que o apontado inicialmente, explicou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando. “Vamos definir qual modelo de helicóptero é o mais compatível com o plano a partir dos apontamentos do GT e realizar a licitação. A aeronave será caracterizada como viatura da GCM e estará disponível exclusivamente para o Grande ABC”, afirmou.

Casa Abrigo – Representantes da Frente Regional do ABC de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres entregaram documento sobre as realizações do Programa Casa Abrigo Regional. Mantida pelo Consórcio, a iniciativa atende mulheres da região em situação de violência doméstica ou familiar, juntamente com seus filhos menores de 18 anos. Desde sua criação, em 2003, a Casa Abrigo já recebeu cerca de 1.100 mulheres e 1.800 crianças e adolescentes. Em 2015, foi premiada com a Medalha Ruth Cardoso em reconhecimento à luta pelos direitos da mulher.

O presidente do Consórcio garantiu que há intenção de dar continuidade ao programa. “A eficiência do programa pode ser medida pelos números, o que justifica sua existência. A Casa Abrigo é política pública feita de maneira integralizada na região e sua manutenção é plenamente possível por meio do compartilhamento de seus custos entre os seis municípios consorciados”, afirmou Morando.

Prefeito Empreendedor – A pauta da reunião incluiu ainda a apresentação do Prêmio Prefeito Empreendedor SEBRAE, que presta reconhecimento aos administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios em seus municípios. A iniciativa premia, entre outras categorias, políticas públicas para desenvolvimento de pequenos negócios e a cooperação intermunicipal, conforme explicou o gerente regional do SEBRAE, Paulo Cereda. As inscrições devem ser realizadas até 14 de dezembro.

Compartilhe

Comente

Leia também