Mostra reúne pinturas, esculturas e instalação que destacam a força da identidade e da resistência
O artista mauaense Dener de Sousa realiza, a partir nesta terça-feira (28 de outubro), às 19h, a abertura da exposição “Trajetória”, na Pinacoteca Municipal de Mauá (Rua Nadir Alves, 353 – Vila Noêmia). Com curadoria de Henrique Celso, a mostra apresenta um conjunto de obras que percorrem a trajetória artística de Dener, reunindo criações produzidas em diferentes momentos algumas já exibidas anteriormente na Pinacoteca e trabalhos inéditos desenvolvidos nos últimos anos.
A exposição apresenta quadros, esculturas e uma instalação na fachada do Teatro Municipal de Mauá, estabelecendo um diálogo entre arte, espaço público e identidade cultural.
Com uma poética marcada pelo compromisso social e ambiental, Dener expressa em suas criações a força da resistência, da coletividade e da transformação, refletindo sobre a vivência negra e as potências do território. “Trajetória é um resumo sensível de tudo o que me move como artista. É sobre o caminho, sobre os encontros e sobre o poder da arte em construir memórias e mudanças”, destaca Dener.
Contemplada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Cultura de Mauá, a mostra conta ainda com recursos de acessibilidade, como audio descrição e etiquetas informativas ampliadas, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à arte.
Serviço:
Exposição “Trajetória” – Obras de Dener de Sousa
Curadoria: Henrique Celso
Local: Pinacoteca Municipal de Mauá – Rua Nadir Alves, 353 – Vila Noêmia
Abertura: 28/10, às 19h
Entrada gratuita


