Artigo: Voto pela Urna Eletrônica auditável

Por Nelson Camargo, pesquisador, professor de Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Literatura, e Língua Latina

Muito se tem discutido a respeito de fraudes em urnas há milhares de anos. No Brasil, sempre foi assim, como na antiga política “do café com leite”, que culminou com a ditadura de Getúlio Vargas em 1930.

Sempre pode haver um mesário ou mais mesários que, na hora da apuração, por algum interesse pessoal, conte mais votos a favor de um candidato determinado, prejudicando outro ou outros.

No Brasil atual, são usadas as urnas eletrônicas de primeira geração. De acordo com artigo da jornalista Patrícia Campos Melo, publicado no Jornal “Folha de São Paulo”, em 09 de junho de 2021, as urnas eletrônicas são aplicadas em diversos países, mas somente o Brasil, Bangladesh e Butão adotam a votação por urna eletrônica sem o voto impresso. Isso quer dizer que outros países que adotam a urna eletrônica, usam esse sistema de segunda geração, ou seja, urnas eletrônicas que também geram papel impresso, que são depositados nas urnas. Trata-se do chamado voto eletrônico auditável, quer dizer, no caso de suspeita de fraude, pode haver auditoria, que neste caso específico é uma recontagem dos votos.

Mas muita gente, por não saber isso, e alguns por má fé, espalham o boato de que os que são a favor do voto impresso, querem voltar ao antigo sistema, quando os votos eram contados manualmente pelos mesários, sem urnas eletrônicas.  Outros afirmam que as urnas eletrônicas brasileiras são totalmente seguras, sendo impossível de serem fraudadas, citando uma série de argumentos técnicos incompreensíveis por leigos ou até mesmo por alguns técnicos. Se a atual urna eletrônica é segura, por que não lhe dar mais segurança ainda, como tem feito outros países? Também me parece insustentável o argumento de que isso elevaria os custos, quando não se pensa em cortar gastos em outros setores, como o abusivo montante destinado ao Fundo Partidário, entre muitíssimos outros gastos abusivos e desnecessários. Não seria aceitável, nem sob o ponto de vista dos costumes, nem sob o ponto de vista jurídico, ao fazermos uma compra com pagamento adiantado, ao pedirmos o recibo, alguém nos respondesse: “Não é necessário: somos 100% seguros.” Por que esse medo do voto eletrônico auditável? Há algo por trás disso?

Compartilhe

Comente

Leia também