Minha mãe, de santa e doce memórias já muitas vezes me inspirou os textos que publico nesse espaço, e é baseado num de seus ditos favoritos, quando me acordava pra estudar um trabalhar era: ‘’ acorda que hoje é dia de branco’’.
Nunca me interessei em saber o significado daquelas palavras. Só mais tarde fui saber que nos tempos da escravidão os negros trabalhavam todos os dias, de segunda a domingo, enquanto que os brancos ‘’ guardavam’’ o domingo, uma tradição católica.
No meu entender, deveria ser do homem branco, porque a maioria das mulheres brancas tem jornada de escravo.
Mesmo antes da admissão de mulheres nas fábricas, escritórios e outras atividades outrora exclusivamente masculinas, elas se esfalfavam nas tarefas domésticas, nos cuidados aos animais, no cultivo da lavoura e na criação dos filhos.
Nos tempos atuais apesar dos movimentos feministas e das muitas conquistas, as mulheres ainda trabalham mais, ganham menos e são vítimas de assédios, violência e discriminação.
Hoje deixo aqui uma mensagem de respeito e admiração, com a convicção de que essas homenagens devem se perpetuar porque todo dia é dia de mulher.