Articuladores do Estado capacitam enfermeiros de Ribeirão Pires

Treinamento abordou sistema organizacional dentro da Unidade de Saúde

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires segue estreitando o relacionamento com o Governo do Estado de São Paulo para oferecer à população da cidade um atendimento cada vez mais humanizado e de qualidade. Na tarde desta quarta-feira, dia 23, as articuladoras para a atenção básica, Geralda Carvalho e Maria Aparecida Silva Moraes, estiveram no município para promover um treinamento aos enfermeiros das 10 Unidades Básicas de Saúde e da Família.

Dentre os conteúdos de aprendizado, estiveram o sistema de organização do serviço em uma Unidade de Saúde da Família (USF), determinantes do processo saúde-doença, territorialização, coordenação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além dos sistemas de informação da atenção básica.

Para a articuladora Geralda Carvalho, tal formação está baseada na metodologia participativa, com construção coletiva. “Realizamos essa capacitação pautada na colaboração coletiva dentro da Unidade de Saúde e não na individualização dos processos. Objetivamos a sensibilização das ações da estratégia de saúde da família levando os participantes a reconhecerem o conhecimento de cada um, para ter a capacidade de lidar com as problematizações do dia a dia”, destacou.

A capacitação dos enfermeiros, no entanto, não termina hoje. De acordo com a coordenadora da atenção básica, Elma Vega Bexiga, o processo continuará. “Montamos um grupo onde será distribuído conteúdos e vídeos para que nas próximas formações os enfermeiros já cheguem sabendo da situação-caso a ser estudado”, comentou.

Na próxima segunda-feira, dia 29, acontece a segunda etapa da capacitação, onde os enfermeiros serão qualificados para questões relacionadas à saúde da mulher, criança, idoso, bucal e mental.

Ribeirão Pires tem estreitado relações com o Governo do Estado para capacitar os profissionais de saúde

Compartilhe

Comente

Leia também