APSE realiza ação contra o racismo, machismo e bullying com estudantes da rede municipal

Atividade contou com roda de conversa, debate e apresentação de rap; programa de Apoio Psicossocial Escolar de Ribeirão Pires é pioneiro

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do APSE (Apoio Psicossocial Escolar) realizou atividade de combate ao racismo, machismo e ao bullying na EM (Escola Municipal) Sebastião Vayego Carvalho, na manhã desta segunda-feira (27).

O encontro, que reuniu estudantes dos 8º e 9º anos, contou com roda de conversa sobre os temas, debates e também apresentação do rapper Preto WO, que cantou músicas de seu repertório e também sons de outros artistas consagrados do rap, como os Racionais.

“A escola estava precisando de uma atividade dessa, que esclarece alguns pontos sobre o que é racismo e bullying, por exemplo. Racismo não é brincadeira e precisamos saber disso. Atividades como estas, nos ajudam a entender e ter empatia com o próximo”, afirmou a estudante Patrícia Marçal da Silva, 15 anos, e que cursa o 9º ano.

Ao longo da atividade, integrantes do APSE conversaram com alunos e alunas, com objetivo de fortalecer os vínculos com as profissionais que formam o Apoio Psicossocial Escolar.

Com cronograma de ações que preenchem todo o ano letivo, o APSE realiza reuniões, encontros e debates com estudantes, que tem como finalidade fomentar a integração da comunidade escolar, com ações afirmativas e que visam a manutenção de um ambiente saudável para os alunos.

“Viabilizar movimentos como este nas escolas, além de proporcionar conhecimento das diferentes manifestações culturais e artísticas na sociedade, promovem diálogo de maneira atrativa e efetiva sobre temáticas de grande relevância como: racismo; bullying; igualdade de gêneros; combate às drogas e a violência”, disse a assistente social do APSE, Larissa Umbelino.

O APSE – O APSE é um programa pioneiro implantado pela Prefeitura de Ribeirão Pires em junho de 2021, no contexto de pós-pandemia e retomada gradativa das aulas presenciais. Além da escuta ativa de estudantes e profissionais das 33 escolas municipais, a equipe de Apoio Psicossocial Escolar faz o acolhimento e, quando identificada a necessidade, o encaminhamento a serviços de referência de assistência social e saúde, para a garantia da proteção dos direitos das crianças e jovens matriculados na rede municipal.

Atividade contou com apresentação de rap, comandado pelo rapper Preto WO

Compartilhe

Comente

Leia também