Estudantes do Fundamental participam de atividades de prevenção e combate à prática, que impacta no desenvolvimento de crianças e adolescentes
A equipe do APSE, serviço de Apoio Psicossocial Escolar da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Ribeirão Pires, iniciou ação de prevenção e combate à prática no bullying nas unidades de ensino municipais. Alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental estão participando de atividades de sensibilização e reflexão sobre a temática.
“Estamos trabalhando o respeito, a empatia, dando ênfase aos impactos que o bullying, quando não abordado e refletido, pode acarretar, como a baixa estima, a automutilação, a autorrejeição, a agressividade e, em casos mais graves, a depressão”, explicou a psicóloga do APSE, Alana Araujo Lima.
As atividades sobre bullying com as turmas do Ensino Fundamental serão desenvolvidas entre março e abril. A temática, já trabalhada pelas unidades, ganha reforço com a presença da equipe do APSE nas escolas.
“Acolhemos estudantes que sofrem com o bullying. Alguns têm prejuízo no aprendizado por isso. Outros sofrem bullying justamente por terem dificuldade em aprender. Os casos se tornam mais comuns a partir dos 10 anos, em que as crianças começam a se descobrir e precisam se sentir aceitos por determinado grupo, por isso fazem ou aceitam determinados tipos de brincadeiras que fazem mal”, explicou Alana.
Além das atividades preventivas e do acolhimento dos alunos, a equipe do APSE realiza, quando necessário, o encaminhamento da criança ou adolescente ao serviço de referência para acompanhamento.
Estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires participam de atividades de combate ao bullying