APRAESPI doa cadeiras de rodas especiais em diversas regiões do Brasil

Em janeiro de 2019, a APRAESPI recebeu a doação de 30 cadeirinhas projetadas para crianças com mielomeningocele, tipo de malformação que afeta a medula espinhal. Naquele momento, no cadastro interno constavam apenas três crianças para as quais a doação poderia servir. A APRAESPI, então, ofereceu pelas redes sociais as outras cadeiras, que passaram a se chamar cadeiras BrinCadeira.

O anúncio viralizou e no dia seguinte já havia se formado uma fila de mais de 150 pessoas de diversas regiões do Brasil, ultrapassando os limites do Grande ABC.

Benício, 2 anos, está entre esses beneficiados. “Ele é uma criança muito carinhosa e sorridente, adora brincar com as irmãs e com os avós”, diz a mãe do garoto, Tainara Mendes Joaquim, moradora do município de Tubarão (SC).

Tainara havia lançado uma ‘vaquinha’ online para conseguir uma cadeirinha para o filho. O portal que hospedou essa ‘vaquinha’, o Razões Para Acreditar – uma das maiores plataformas de doação via internet no País – indicou a APRAESPI, que contatou a família de Benício e enviou uma cadeirinha confeccionada sob medida para o garoto.

“Num primeiro momento, ele estranhou um pouco a cadeirinha. Mas logo depois, ele mesmo se apoiou na prancha da BrinCadeira, foi ganhando confiança e se sentou. Hoje ele adora a cadeirinha e toda a família ficou muito feliz”, revela Tainara.

Além do Benício, foram contempladas crianças de todos os cantos de São Paulo e de outros estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Acre.

O que é uma cadeirinha BrinCadeira?

As cadeiras BrinCadeira, fabricadas na Oficina Ortopédica da APRAESPI, em Ribeirão Pires, contam com um par de rodas acoplado nas laterais e uma prancha com outras quatro rodinhas reforçadas.

A grande vantagem dessa cadeira especial é permitir que a criança tenha autonomia e liberdade para se locomover e brincar no chão, algo que uma cadeira de rodas convencional não proporciona.

Desde o ano passado, já foram doados mais de 90 exemplares da BrinCadeira. A fila de espera, porém, continua grande.

Para fazer a diferença na vida de crianças como o Benício, as doações são fundamentais. Ligue para (11) 2504-9078 ou acesse www.apraespi.org.br, clique no botão para doações online na homepage do site e colabore.

Compartilhe

Comente

Leia também