Em rápida cerimônia realizada na última quinta-feira (17) em área do COPAR (Centro Ocupacional e Profissionalizante Adélia Redivo), a APRAESPI recebeu da Prefeitura a entrega de uma área de aproximadamente 5.000 metros as margens da Avenida Santa Clara para implantação de um polo de Equoterapia.
Com a presença do chefe do executivo Guto Volpi, do Secretário de Meio Ambiente Temístocles Cardoso, da Superintendente da APRAESPI Lair Moura e da Psicóloga, Pet Terapeuta e Ecoterapeuta Ingrid Fernandes Barros, o prefeito entregou simbolicamente um mapa da área cedida em comodato pela prefeitura da Estância.
Lair agradeceu, pontuando que há décadas vinha solicitando reiteramente a concessão desta área, e agora finalmente vê concretizado o sonho de poder através da APRAESPI prestar mais esse serviço as crianças e os jovens com necessidades especiais assistidos pela instituição.
A psicóloga Ingrid Fernandes ressaltou os enormes benefícios e melhoria no estado dos pacientes com acesso ao tratamento de equoterapia.
Em sua fala o prefeito deixou claro o interesse da administração em proporcionar o melhor atendimento a população e frisou que a APRAESPI é reconhecidamente a mais importante e conceituada instituição voltada a crianças e jovens com necessidades especiais e suas famílias.
Por fim foi dada a palavra aos jovens assistidos pela unidade do COPAR, que tiveram a oportunidade de falar em agradecimento a mais esse avanço da APRAESPI em pról dos colegas que se beneficiarão com mais essa terapia.
COPAR – Centro Ocupacional e Profissionalizante Adélia Redivo (COPAR). É a primeira Escola de Ensino Profissionalizante Básico para deficientes reconhecida no País. Fundado em 30/04/1983 e autorizado pela Secretaria Estadual de Educação sob nº. 897/88, o COPAR presta atendimentos educacionais a adolescentes e adultos com deficiência e distúrbios de aprendizagem, visando o desenvolvimento de suas potencialidades e o pleno exercício de sua cidadania.
O COPAR atende atualmente 250 jovens e adultos, a partir de 14 anos de idade até a idade adulta das 8 às 17hrs. Saiba mais no www.apraespi.com.br/copar.
EQUOTERAPIA – A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo, por exemplo.
Esse tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, o que estimula as respostas da pessoa, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social, por exemplo.
Secretário de Meio Ambiente Temistocles, Psicóloga Ingrid, Superintendente da APRAESPI Lair Moura e Prefeito Guto Volpi seguram planta da área do Centro de Equoterapia da APRAESPI
Psicóloga Ingrid Fernandes, Lair Moura APRAESPI, Prefeito Guto Volpi e Secretário de Meio Ambiente e Bem Estar Animal Temístocles Cardoso
Aluno do COPAR expressou alegria pela novidade
Mapa da área do Centro de Equoterapia é apresentado a Lair Moura APRAESPI
Mães também participaram da breve cerimônia e tiraram suas dúvidas quanto a Equoterapia
Mães de alunos tiraram suas dúvidas quanto a nova terapia que estará disponível aos alunos
Em meio a natureza o COPAR tem área total de 12 mil metros
Alunos tem contato com diversos animais
Cursos profissionalizantes são disponibilizados para mais de 250 alunos