Moradores da Rua Alexandre Gordo, antiga Saldanha da Gama, no Bairro Roncon, em Ribeirão Pires, convivem, desde dezembro do ano passado, com um vazamento de esgoto no coletor principal que, além do incômodo pelo mau cheiro, pode causar inclusive problemas de saúde.
Segundo o morador Donizetti Amante, nunca houve “uma solução técnica adequada. O pessoal da empreiteira vem cava o local troca um pedaço de manilha de barro por PVC e, depois de aproximadamente 15 dias, reaparece o vazamento”. Ele ainda ressalta que “isso ocorreu por várias vezes”.
De fato, ele apresentou a reportagem do Mais Notícias diversos protocolos de reclamação junto a Sabesp, estatal responsável pela água e esgoto na cidade, todos sem uma solução definitiva. “Reclamamos junto a fiscalização de serviços e executantes e eles nos informaram que o correto seria fazer um trabalho mais técnico”, ressaltou.
Com o retorno do problema na última semana, a paciência chegou ao fim. “A rua fica uma nojeira, estamos tendo dificuldade até para dormir devido ao odor. Caso nos próximos dias esta organização (Sabesp) não resolva o problema, estaremos providenciando um abaixo assinado junto aos moradores e entregaremos ao MP e a Prefeitura. Reivindicaremos a devolução dos valores pagos ao tratamento de esgoto, já que ele está sendo lançado a céu aberto, e outros direitos cabíveis”, concluiu Donizetti.
A reportagem do Jornal Mais Notícias entrou em contato com a Sabesp que, por meio de nota, confirmou a necessidade de um reparo mais a fundo que já está sendo realizado: “esclarecemos que a Sabesp esteve no local e detectou a necessidade de executar a substituição de 100 metros de rede coletora de esgoto. A visita foi feita em parceria com representante da Secretaria de Obras do município que autorizou o início das obras imediatamente. Os serviços têm previsão para terminar em 15 dias e terão acompanhamento da Secretaria de Trânsito de Ribeirão Pires”.