Após limpar muros, Embelleze doa plantas para Ribeirão Pires

Ribeirão Pires venceu mais uma batalha em favor da Lei Cidade Limpa, após alguns meses em que, nas suas edições, o jornal Mais Notícias comunicou a população da cidade sobre o descumprimento da Lei que, embora esteja em pleno vigor, não estava sendo devidamente aplicada.

Cerca de 40 buchinhos estão embelezando ruas da cidade

Cerca de 40 buchinhos estão embelezando ruas da cidade

A Lei5.509/2011, conhecida como Lei Cidade Limpa, foi sancionada com objetivo de eliminar a poluição visual, proibindo todo tipo de publicidade e propaganda externa como outdoors, painéis, backlights, frontlights, pinturas em muros, paredes e laterais de prédios. Com isso, cada empresa só poderá ter em sua fachada um único anúncio indicativo com todas as informações necessárias ao público. E em relação aos letreiros, a lei determina que sejam proporcionais ao tamanho das fachadas.

Desta forma, comerciantes (e até mesmo agentes políticos) de Ribeirão Pires começaram a retirar as propagandas irregulares que estavam voltando a tomar conta da cidade, após a intensificação da fiscalização e a notificação de punições. O não cumprimento da lei implica em uma série de sanções como intimação, multa com reincidência (valor em dobro), cancelamento de licença, autorização e remoção dos anúncios.

Uma empresa punida pelo descumprimento da lei foi o Instituto Embelleze, cuja filial ribeirãopirense se localiza na Avenida Francisco Monteiro, multado em 8 mil reais pela Prefeitura, por conta de anúncios irregulares pintados em muros da cidade. Como forma de compensação, o instituto propôs a doação de plantas ao município.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduhab), Ailton Gomes, “a prerrogativa partiu do próprio autuado, pois a lei não apresenta está aplicação, apenas de multa”. Sendo assim, a empresa foi notificada a apagar as propagandas nos muros da CPTM e a obteve a permissão de realizar a doação de mudas.

Segundo Ailton, a Seduhab realizou um estudo especifico, acompanhado de engenheiros e notificou a Embelleze a doar mudas de buxinhos para a Rua Capitão José Galo.

Em entrevista ao Mais Notícias, Claudio Batista, responsável pela franquia, afirmou respeitar a Lei Cidade Limpa e após a notificação da prefeitura, “fizemos dentro dos procedimentos que nos foi passado. Para isso, procuramos o setor responsável, que deu andamento à doação”.

O jornal Mais Notícias seguirá acompanhando o cumprimento da lei.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Comente

Leia também