Cerca de 400 alunos dos cursos gratuitos de qualificação profissional ministrados pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires em parceria com o Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire receberam seus certificados durante formatura realizada na noite dessa sexta-feira (6), no Salão Social do Ribeirão Pires Futebol Clube. O grupo de formandos contou com alunos de Padaria Artesanal; Informática; Corte e Costura; Assistente de Cabeleireiro (Corte e Escova); Manicure e Pedicure; Construção Civil (Pedreiro); Atendimento ao Cliente; Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e Chocolateiros.
Os cursos ofertados pelo Fundo Social de Solidariedade contaram com parceria do Governo do Estado por meio do Fundo Social de Solidariedade estadual; Centro Paula Souza; Sindicato dos Panificadores (Sipan-Aipan), Sebrae-SP, entre outros parceiros. Segundo o prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira – Kiko, o trabalho desenvolvido pelo Fundo Social edifica o ser humano. “Quando assumimos o Governo, levamos o Fundo Social para sede própria, passando a ocupar o mesmo espaço do Centro de Formação Profissionalizante Professor Paulo Freire. Mais do que promover a capacitação profissional, a entidade promove, também, o resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da da Lojinha do Bem, que atende famílias cadastradas nos CRAS do município. Cuidar de quem mais precisa e garantir melhores oportunidades a todos é o maior legado que um gestor público pode deixar.”
A formatura dos cursos de Ribeirão Pires contou com as presenças do governador do Estado, Márcio França e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade estadual, professora Lúcia França. “Cada vitória que a gente assiste, como nesta formatura, é a chance de recomeço numa profissão, um novo estímulo para buscar melhoria na qualidade de vida”, declarou o governador aos formandos. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado enfatizou a importância dos professores no futuro profissional dos formandos. “Sou educadora há mais de 40 anos. Os aplausos que esses professores receberam comprovam que inspiram os alunos, como verdadeiros mestres. A formatura simboliza a vitória de cada aluno, significa que cada um deles superou inúmeras barreiras para conquistar o diploma.”
Já para a primeira-dama do Fundo Social municipal, Flávia Dotto, é motivo de “orgulho poder, por meio da entidade municipal, transformar a vida dos alunos por meio do conhecimento”. “Esta é a terceira turma formada, somando, desde o início de 2017, mais de 1.260 pessoas beneficiadas com a capacitação profissional”, disse. Tendo realizado ações sociais, como o trabalho com os idosos do Viva Bem a Idade Que Tem, Casa da Acolhida, além de aulas práticas com funcionários da Defesa Civil Municipal e da Limpeza Urbana, o curso de Assistente de Cabeleireiro, ministrado pela professora Shirley Leôncio, formou mais 20 alunos, entre homens e mulheres, com idades entre 17 e 50 anos. “A demanda é tão grande porque o curso é rápido e de qualidade, o que permite que eles voltem ao mercado de trabalho.” A turma de Manicure e Pedicure também foi composta por 20 alunos. Também participaram da festa de formatura os professores Rodrigo Santos da Silva (Construção Civil – Pedreiro), Lucilene Claudino dos Santos (Corte e Costura), Cristiano Guedes Lopes Nascimento (Informática), Shirley Leôncio Silva (Escola da Beleza), Moacyr Simões (Padaria Artesanal) e Jane Cristina da Silva (Chocolateiro).
Visita ao Fundo Social de Ribeirão Pires
Antes do início da cerimônia de formatura, o governador e a primeira-dama do Estado conheceram a sede do Fundo Social de Solidariedade da Estância, acompanhados do prefeito Kiko, da primeira-dama de Ribeirão Pires e do vice-prefeito Gabriel Eid Roncon. Durante a visita, a presidente do Fundo Social ribeirão-pirense apresentou as instalações da entidade, que abriga Galeria de Artesanato, a recém-inaugurada Lojinha do Bem, assim como espaços especialmente estruturados para a realização de cursos como corte e costura e construção civil. “Com o apoio do prefeito Kiko, nossa equipe transformou o Fundo Social em um espaço acolhedor e preparado para atender as demandas dos cursos de formação oferecidos aos nossos moradores. O Fundo Social do Estado tem sido grande apoiador nessa trajetória. Teremos ainda mais frutos a colher nos próximos meses, graças às novas parcerias com o Fundo estadual”, afirmou Flávia Dotto.