Entre os dias 18 e 19 de junho, a concessionária SPMAR, responsável pela construção do Trecho Leste do Rodoanel recebeu a visita de aproximadamente 900 alunos da rede municipal de ensino nas obras do Túnel Santa Luzia, localizada nas dependências da Pedreira Santa Clara. Os alunos, do 6º ao 9º ano, são estudantes das escolas municipais Carlos Rohm II e Sebastião Vayego de Carvalho.
Segundo a concessionária, o objetivo da visita monitorada foi mostrar à futura geração a importância do desenvolvimento alinhado a gestão ambiental responsável. “Enquanto cada ônibus com cerca de 50 alunos fazia um ‘tour’ pelas obras, um funcionário da SPMar explicava sobre os cuidados com o meio ambiente que a concessionária toma, como: o tratamento da água captada nas nascentes do túnel, a compensação de plantio realizada na própria cidade, o tratamento dos animais encontrados que são devolvidos à natureza, a reutilização da rocha retirada do túnel para a construção do pavimento da rodovia, evitando cerca de 17 mil viagens de caminhões a mais na cidade”, explicou a assessoria da SPMar.
No final a visita os alunos receberam um folheto informativo, um lanche e um cartão semente, para que eles pudessem levar para casa e plantar.
A ação foi realizada por meio de uma parceria entre a SPMar e as secretarias municipais de Educação e Inclusão e SEPHAMA (Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico). Estiveram presentes no evento o secretário da SEPHAMA, Temístocles Cristófaro, o secretário de Educação, Oswaldo Genofre e o diretor presidente da SPMar, Sérgio Santillan, que realizaram no final do passeio a entrega de uma muda de uma árvore nativa, o Manacá, para as professoras plantarem em cada escola.