- Chocolate
Todos sabem que cachorros não podem comer chocolate. Será que o mesmo se aplica aos felinos? Sim, e entre os alimentos proibidos para gatos, o chocolate é um dos mais perigosos! Pode causar vômitos, problemas cardíacos, convulsão e até morte”. Assim, mantenha a sobremesa longe do seu peludinho!
- Uva
Certo, chocolate é um produto industrializado e cheio de açúcar. Dá para entender porque está proibido para pets. Mas e uma simples uvinha? Que mal pode fazer? A uva está entre as frutas que gatos não podem comer. Elas atacam o rim e podem causar até mesmo falha renal, levando à morte! Ah, não se esqueça de que o mesmo vale para uvas passas!
- Alho e cebola
Os temperos favoritos da cozinha brasileira estão proibidos para os bichanos. No caso do alho e da cebola, o perigo é que eles ataquem as hemácias — células vermelhas do sangue. Isso pode levar a um quadro de anemia. Além disso, ainda podem agredir o estômago, resultando em gastrite. Vale lembrar que qualquer produto que tenha cebola ou alho na preparação, como carnes ou arroz, também estão proibidos.
- Leite e derivados
O leite é tão associado aos bichanos que parece impossível imaginar que ele, na verdade, faz mal para os peludos. Tanto o leite como queijos, iogurtes e outros derivados não podem ser consumidos.
Os felinos adultos são intolerantes à lactose. Dessa forma, a ingestão de leite pode causar diarreia, vômitos e dores de barriga. Pode parecer estranho, mas coloque o leite e seus derivados entre as coisas que gatos não podem comer.
- Ovo cru
Comer um ovo cru pode não parecer muito atraente para nós. Entretanto, alguns pets adoram quando têm a chance de lamber uma casca de ovo encontrada na lixeira! Esse item também é um dos alimentos que gatos não podem comer. O ovo diminui a capacidade dos felinos absorverem vitamina B, muito importante para o organismo.
- Café
Você pode até adorar um cafezinho no final da tarde, mas deixe seus pets fora desse ritual! O café é outro dos alimentos que gatos não podem comer. E, neste caso, não estamos falando só da bebida.
Mesmo o pó de café pode ser prejudicial a um bichano. A substância pode causar hiperatividade, aumento da atividade cardíaca e até mesmo convulsões. Por isso, coloque o café na lista de alimentos que os gatos não podem comer.
- Álcool
Claro, ninguém pensa em convidar seu pet para tomar um drink. Entretanto, os bichanos podem beber álcool ao fuçar a lixeira, ou mesmo se esgueirando embaixo da mesa quando a bebida cair. O contato com o álcool é extremamente perigoso para os gatos, uma vez que pode causar problemas no fígado e até mesmo danos cerebrais.
- Atum, sardinha e peixes enlatados
Se quando você abre uma lata de atum seu bichano logo aparece na cozinha, saiba que os peixes enlatados também estão entre os alimentos que gatos não podem comer!
Apesar de os felinos serem grandes fãs dos pescados, qualquer produto processado pode fazer mal aos pets. Eles possuem uma quantidade de sódio muito alta. Além disso, muitos possuem temperos, o que é péssimo para o organismo dos gatos.
- Açúcar
Quem não gosta de um docinho após o almoço? Pois saiba que os gatos estão na lista dos que não gostam dessa sobremesa. Estudos mostram que os bichanos não reconhecem o sabor doce e, por isso, esse ingrediente está entre os alimentos que gatos não podem comer.
Lembre-se que os felinos são carnívoros, assim, gostar de sobremesa não faz muito sentido para sua dieta. Como o açúcar não possui valor nutricional, oferecê-lo para seu gato é correr um risco desnecessário e acaba sendo uma das comidas que gatos não podem comer.
- Carne crua
Certo, mas se os gatos são carnívoros, podemos oferecer carne crua, não é mesmo? Não é tão simples assim. Da mesma forma que nós, os pets podem ter intoxicação alimentar e se contaminar com alimentos crus. Como não temos controle sobre como a carne é armazenada e conservada, o melhor é deixá-la longe do seu amigo. Entre os riscos, podemos citar a salmonella e os parasitas.
Como variar o cardápio?
Especialistas de todo o mundo concordam: o melhor alimento para pets é a ração! Esse produto pode até parecer sem graça para nós, mas é muito atrativo para os peludinhos! Além disso, é preparado por pesquisadores, que o elaboram com tudo que nossos amigos precisam.