Desde 19 de janeiro, o secretário de Segurança Pública de Ribeirão Pires, sargento José Adão Alves, está atuando também no comando da Guarda Civil Municipal (GCM), função antes ocupada por Regina Maria Bertoldo. “Ela (Regina) decidiu voltar para Diadema”, explica sargento Adão. Regina trabalhou por oito anos na GCM de Diadema e atuou como inspetora e comandante. Ela foi empossada como secretária-adjunta da Pasta de Segurança ribeirãopirense em 22 de maio de 2009, já que José Vicente de Almeida Moraes (hoje secretário de Transporte e Trânsito) teve de deixar a função após a Câmara aprovar projeto que proíbe o chamado nepotismo cruzado (nomeação para cargos públicos para quem tenha parente em um dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário). Moraes é cunhado do vereador Saulo Benevides (PV).
Sargento Adão não se sente sobrecarregado com o acúmulo das funções. “Eu sou apaixonado pela Guarda, de quem sou o criador. Procuro dar o melhor de mim, é algo que me emociona e me faz bem”. Atualmente, a GCM de Ribeirão Pires conta com 132 guardas.
Projeto político – Antes de ocupar o primeiro escalão do governo Clóvis Volpi (PV), José Adão foi vereador de Ribeirão Pires por dois mandatos: de 1993 a 1996; e de 1997 a 2000. Para as eleições 2012, ele pretende disputar novamente uma cadeira no Legislativo, entretanto, pode ser que a candidatura não ocorra pela sigla da qual está filiado atualmente – o Partido da República (PR). “Estou aberto a diálogo e discussão com outros partidos, ver as ideias e projetos de cada um, para analisar o que é melhor para mim e melhor para a cidade”.