O verão é a estação do ano mais celebrada, e é a cara do Brasil.
Férias, praia, sol, mar, campo, viagem com a família…
Mas, para que tudo ocorra como o planejado e as tão sonhadas férias não se tornem um pesadelo, é de extrema importância evitar que certos problemas aconteçam.
Nessa estação, nosso hemisfério encontra-se mais próximo do sol e os dias são mais longos, enquanto as noites são mais curtas. As temperaturas se elevam e várias mudanças ocorrem no meio ambiente ao nosso redor.
Nesse período, há aumento da transpiração com o objetivo de manter a temperatura corporal, levando a perda de água e sais que, se não repostos adequadamente com a alimentação e hidratação, podem levar à desidratação.
Deve-se ter cuidado redobrado com as crianças, pois elas são mais sensíveis à perda de líquidos e sais, bem como aos efeitos maléficos do consumo de alimentos não indicados, podendo ser vítimas mais fáceis de desidratação, intoxicação alimentar, diarréia e outros problemas.
Por conta da diminuição da camada de ozônio, maior concentração de radiação UV chega a Terra.
Em quantidades muito pequenas, as radiações UV são úteis à vida, contribuindo para a produção da vitamina D, indispensável ao normal desenvolvimento dos ossos.
Porém, a exposição prolongada à radiação UV causa prejuízos como: queimaduras solares, envelhecimento cutâneo, câncer de pele, desidratação e diminuição das defesas imunológicas.
Algumas dicas simples para aproveitar o verão com saúde:
– Beba bastante líquidos não gaseificados e água filtrada.
– Use Filtro Solar fator 30 no corpo e rosto, bem como protetor labial, e reaplique a cada 4 horas ou depois de um banho de piscina ou de mar.
– Proteja-se com chapéus e bonés, ande na sombra.
– Evite exposição solar entre as 10h e 16h.
– Coma alimentos leves, bem cozidos e frescos – dê preferência a frutas, verduras e legumes, grelhados e cozidos.
– Use roupas leves para facilitar a transpiração.
– Cuidado com higiene e conservação dos alimentos a serem ingeridos.
– O betacaroteno ajuda na obtenção e manutenção de um bronzeado mais intenso, por isso recomenda-se iniciar a ingestão de alimentos ricos nessa substância 15 dias antes da data desejada, mantendo a ingestão durante todo o verão. Esses alimentos são: a cenoura, a abóbora, o damasco, a laranja, o mamão, a manga e o pêssego.
Invista na reeducação alimentar e aproveite para estender esses cuidados para o dia-a-dia.
Não arrisque suas férias e nem a sua saúde!
Curta o verão de forma inteligente e responsável, afinal, é só uma vez por ano!
Por Dra. Danielle Casanova (CRM 134.824)
Clínica Médica – Pós- Graduada em Medicina Estética
HOSPITAL RIBEIRÃO PIRES