Água contaminada aumenta o risco de doenças infecciosas

Saúde de Ribeirão Pires reforça medidas de conscientização para evitar propagação de enfermidades comuns nesta época do ano

“São as águas de março fechando o verão”. A canção de Tom Jobim nunca fez tanto sentido quando se fala em chuva e no aparecimento de doenças em decorrência do contato com a água contaminada. Por isso, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires está reforçando os cuidados junto à população para que medidas sejam tomadas a fim de evitar o aparecimento de doenças.

De acordo com Wagner Oliveira, médico da rede municipal de saúde da cidade, há enfermidades que são comuns para esta época do ano. “A diarréia é uma das patologias que mais aparecem. Podemos destacar também a febre tifóide, que ocorre quando a pessoa é exposta ao agente causador (Salmonella enterica sorotipo Typhi) e, por fim, a hepatite A, que ocorre após a ingestão de água ou alimentos infectados”, elencou, antes de completar: “Todas as doenças possuem um fator comum, que é o contato com a água contaminada”, explicou o médico.

Tanto a febre tifóide, como a hepatite A, possuem vacinas que podem ser aplicadas como forma preventiva às enfermidades. Já a diarréia, o tratamento varia de acordo com o diagnóstico médico.

Outras doenças, veiculadas a água contaminada, como a cólera, leptospirose, a amebíase e esquistossomose podem ser evitadas se medidas de higiene forem tomadas, como recomenda o biólogo da vigilância sanitária Vagner Fabiano. “São situações do nosso dia a dia que fazemos e diminuímos muito a probabilidade de sermos acometidos por essas doenças, como: Evitar o contato com lama e enchentes, sempre tomar água tratada ou proveniente da rede de abastecimento local; limpar adequadamente a caixa d’água a cada seis meses; lavar as mãos antes das refeições ou manipulação e preparação de alimentos, entre outras indicações”, destaca.

Previsão é de mais chuvas – De acordo com dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de chuva para este final de semana em Ribeirão Pires. As temperaturas podem variar entre 19 ºC e 29 ºC, entre sexta e domingo, com chuva para os três dias.

Tomar água proveniente da rede de abastecimento local é uma das medidas sanitárias recomendadas

Compartilhe

Comente

Leia também