Comemorando 12 anos de existência, o Instituto ACQUA (Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental) realizou um importante evento onde foram discutidos os oito anos da Agenda 21 Local – Ribeirão Pires, um planejamento estratégico voltado ao desenvolvimento social sustentável da cidade, visando melhorias em políticas públicas. A convite do Instituto, o mestre em geociência, Marcos Pellegrini Bandini, apresentou um panorama histórico sobre a origem dos debates e da preocupação ambiental em Ribeirão Pires.
Bandini, que já atuou como secretário em Ribeirão Pires na época em que a cidade promovia os primeiros fóruns de discussão sobre o assunto, lembrou a importância dada na época da elaboração da Agenda 21. “A Agenda é um processo de planejamento participativo. Aqui em Ribeirão Pires tivemos o privilégio de encontrar bons parceiros”.
Para o diretor técnico do ACQUA, Ronaldo Queródia, o Pepe, a revisão da Agenda em novas discussões é fundamental. “A nossa ideia de trazer essa discussão é ressaltar a importância de um planejamento estratégico. Um processo que deve ser revisto a todo o momento”, declarou.
Várias autoridades e personalidades estiveram presentes no evento, entre elas vereadores e secretários. O empresário Anderson Grecco comentou: “Afirmo a importância de toda sociedade em debater políticas públicas. Parabéns ao Pepe pela iniciativa e a todos que participaram”.
Para ter acesso à Agenda 21 Local – Ribeirão Pires ou para entender mais sobre esse movimento, acesse o site www.institutoacqua.org.br.