A ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) vê na proposta do prefeito Clóvis Volpi (PV) de construir um shopping no lugar da antiga rodoviária como um fator que contribuirá para o fortalecimento do comércio local. “Seria muito interessante ao nosso comércio se houvesse pelo menos duas salas de cinema e mais duas ou três lojas âncoras para que o nosso consumidor não se evadisse para cidades vizinhas. Estamos torcendo para que o prefeito Clóvis Volpi consiga que a rodoviária antiga possa abrigar este projeto. Se depender da ACIARP, ele terá nosso inteiro apoio”, disse o presidente da entidade, Gerardo Sauter.
As vendas de fim de ano, sempre marcadas pelo aquecimento do comércio, foram satisfatórias, segundo o gestor da ACIARP. “Andei conversando com alguns comerciantes e o balanço foi muito positivo, pois a maioria falou em aumento de vendas na ordem de 13% maior que 2009, chegando alguns casos até em 20%. Creio que podemos atribuir ao fato do poder aquisitivo do consumidor ter aumentado de forma significativa, principalmente nas classes C e D, e também a facilidade de crédito do comércio”.
Passada a movimentação das festas, o momento agora é de liquidações. “Normalmente todas as lojas fazem algum tipo de liquidação, principalmente as grandes. Teremos uma reunião no dia 12 de janeiro e vou colocar em pauta este assunto”.
Falando do desempenho da associação como um todo em 2010, Sauter enumera as atividades exercidas ao longo do ano passado. “Fizemos um trabalho com as indústrias de Ribeirão Pires junto a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Sabesp e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), onde conseguimos bons acordos, trouxemos várias palestras motivacionais e direcionadas aos nossos empresários e seus funcionários e fechamos com a Campanha de Natal que novamente foi um sucesso”, lista ele, completando sobre os projetos para o decorrer de 2011. “Nosso grande projeto para este ano é o fortalecimento do SCPC (Serviço de Proteção ao Crédito) que em 2010 teve uma mudança enorme com a entrada de novos profissionais, novas tecnologias e novos produtos, para que assim possamos competir com o Serasa e a Equifax em condições muito melhores de oferecer aos nossos associados”.
Em 2011, o comércio de Ribeirão Pires deverá se adequar a uma novidade: a Lei Cidade Limpa, vista de maneira positiva por Sauter. “Vejo o Cidade Limpa com bons olhos, pois há muitos exageros em nosso comércio. Creio que com esta lei serão democratizados os espaços publicitários de nosso comércio. No dia 12, faremos uma reunião com o comércio para discutir algumas sugestões e enviaremos uma minuta de propostas ao COMCILIA (Conselho Municipal Cidade Limpa), Secretaria de Desenvolvimento e à Câmara de Vereadores”, finalizou.