Ação de combate ao Aedes Aegypti substituirá Desfile Cívico

Com objetivo de conscientizar as crianças e ensiná-las a se prevenir contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria de Educação (SEIT) de Ribeirão Pires iniciou um projeto com atividades desenvolvidas pelas crianças da rede municipal. Em preparação para o dia 19 de março, Aniversário de Ribeirão Pires, as 33 escolas municipais iniciaram projeto pedagógico de um mês que envolve conscientização e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya. A campanha mobiliza o corpo docente, alunos e comunidade local.

No dia 19 de março, apenas a fanfarra da Escola Eng. Carlos Rohm atuará durante a inauguração do Hotel Escola

No dia 19 de março, apenas a fanfarra da Escola Eng. Carlos Rohm atuará durante a inauguração do Hotel Escola

O primeiro passo é a capacitação dos diretores, coordenadores, professores e agentes escolares que estão sendo treinados para passar aos alunos todas as informações sobre o mosquito e as doenças transmitidas. A segunda ação será conscientizar as crianças através de atividades lúdicas. Por fim, no dia 19 de março serão realizadas mobilizações em todas escolas municipais envolvendo a comunidade no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Visando a diminuição de possíveis focos de Dengue, a conscientização e a prevenção.

Devido à grande mobilização de alunos, estas ações substituirão o desfile cívico do aniversário da cidade. Para a secretária de Educação, Dalva Sensato, este projeto mobilizará todo o município: “O Desfile Cívico geralmente envolve as mesmas nove escolas, porém com esta ação iremos contar com as 33 escolas da rede municipal e atingiremos no mínimo 30 mil pessoas, que serão conscientizadas e estarão preparadas para se prevenir. Dia 19 de março será o dia D no combate ao mosquito Aedes Aegypti”, contou.

Ribeirão Pires será a primeira cidade da região que colocará a Educação no combate ao Aedes Aegypti. “As crianças são as principais propagadoras de informação e, ao conscientizá-las, logo toda a comunidade também se mobilizará para continuar combatendo o mosquito”, conclui a secretária de Educação.

Apoios – A Secretaria de Saúde e Higiene (SSH) e o Centro de Controle Zoonoses (CCZ) auxiliarão a campanha através de palestras, treinando os diretores, coordenadores, professores e agentes escolares que passarão os ensinamentos às crianças. A Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) atuarão diretamente com as crianças de maneira lúdica através de fantoches. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e a Defesa Civil Municipal realizarão um whorkshop (oficina), para ensinar as crianças a construírem “armadilhas” para o mosquito Aedes Aegypti.

Cada uma das 33 escolas municipais montará cronograma próprio de atividades com os alunos. No dia 19 de março, apenas a fanfarra da Escola Municipal Eng. Carlos Rohm estará atuando no aniversário da cidade durante a inauguração do Hotel Escola, às 10h, que será o novo Centro Cultural do município.

“Foi uma ideia nova, positiva, vamos fazer atividades de integração nas escolas com as crianças e pais, aumentando o número de pessoas que vão participar. É o momento de enfrentar a dengue, a Zika e centrar esforços. Além disso, faremos uma agenda de inaugurações de obras”, afirmou o prefeito Saulo Benevides.

Compartilhe

Comente

Leia também