Abertas inscrições para Matuta: Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires

Focada na valorização de artistas independentes, a Mostra está com inscrições online abertas até 20 de fevereiro para expositores. O evento vai acontecer dia 21 de março no Centro de Convenções do Parque Oriental Milton Marinho de Moraes, em Ribeirão Pires.

A Matuta – Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires está com chamada aberta, de 29 de janeiro a 20 de fevereiro, para editores, artistas gráficos, artesãos, fotógrafos, escritores, poetas, designers e ilustradores das cidades da região do Grande ABC e da Grande São Paulo que queira expor e comercializar suas produções. A Mostra acontecerá no dia 21 de março no Centro de Convenções do Parque Oriental Milton Marinho de Moraes, localizado às margens da represa Billings e vai organizar uma programação de oficinas e atividades voltadas ao público visitante do evento.

Criada pela Pólen Coletiva, formada por Monique Amaral, Paula Lira, Roberta Alves e Valentina Amaranta, artistas e produtoras culturais de Ribeirão Pires, a Matuta tem como objetivo reconhecer e estimular a produção e divulgação da cena local e criar uma rede de troca de experiências e vivências entre os artistas.

O que motivou a criação da mostra, segundo a jornalista e produtora cultural Paula Lira, uma das idealizadoras da Matuta, foi a vontade de colocar Ribeirão Pires como polo cultural e inserir a cidade no mapa de eventos literários e de artes gráficas independentes, sobretudo ocupando e mantendo espaços públicos vivo. “Será o primeiro evento desse porte na cidade. Queremos atrair o artista local que já tem seu trabalho consolidado, mas que a cidade ainda não conhece, e aquele expositor que procura espaço para divulgar seu trabalho na Grande São Paulo”, destaca.

Para a artista Monique Amaral, o projeto busca “reconhecer a cena pulsante de artistas locais e regionais e legitimar a produção cultural, artística e intelectual enquanto atrativo turístico, provando que cultura e turismo andam juntos”, analisa. Ribeirão Pires tem como principal atrativo o turismo de contemplação com suas áreas verdes, chácaras e pesqueiros.

O Centro de Convenções do Parque Oriental Milton Marinho de Moraes, local em que a Mostra vai acontecer, tem capacidade para comportar 50 expositores mantendo todas as regras sanitárias necessárias para um evento durante o período de pandemia do novo coronavírus.

 Inscrições gratuitas

O artista ou publicador que quiser ter seu trabalho exposto na Mostra poderá fazer sua inscrição através Google Formulário em links disponibilizados nas redes sociais da Matuta (link direto aqui: https://forms.gle/SaYzbuYoUiw8S1ZBA).

As inscrições serão gratuitas. Como critérios de seleção, as vagas serão destinadas preferencialmente para expositores que residam ou atuam no município de Ribeirão Pires. Também serão selecionados artistas das cidades da região do ABCDMRR e de regiões periféricas da cidade de São Paulo.

Os pleiteantes a participar da feira deverão apresentar produções nas áreas de artes gráficas e literárias, ligadas ao impresso e às publicações, que incluem livros, livro de artista, lettering, ilustração, xilogravura, fotografia, grafite, quadrinhos, lambes, estêncil, técnicas artísticas e artesanais de impressão, poemas, cordel, zines, cadernos costurado a mão e montados de forma artesanal, entre outros.

A mostra oferecerá aos/as expositoras/es a infraestrutura do espaço e mesas e cadeiras para que o selecionado disponha seus materiais da forma que lhes for conveniente, previamente acordado com a produção.

A entrada e a participação do público nas atividades oferecidas pela Matuta – Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires será GRATUITA (limitada à capacidade de cada atividade).

Por conta do estado de calamidade pública e da pandemia de Covid-19, a quantidade de pessoas na entrada no espaço do evento será controlada. As mesas dos expositores serão dispostas respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre elas. Será obrigatório o uso de máscaras e em todo o espaço terá álcool em gel disponível.

A Matuta – Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires é um projeto contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc, realizado pela Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires com apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Compartilhe

Comente

Leia também