Já está comprovada a importância da atividade física para o idoso. No entanto, o mais importante é que haja prazer na realização dessa atividade. Dentre as várias opções, podemos citar: hidroginástica, musculação, ginástica, caminhada, alongamento, danças de diversos
ritmos, etc. Os benefícios são inúmeros, porém, é importante enfatizar:
– Melhora do ritmo e equilíbrio ao andar;
– Auto eficácia;
– Contribuição para a manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
– Auxilia o controle da diabete, artrite, doenças cardíacas, colesterol alto e hipertensão;
– Diminuição da depressão;
– Diminuição da ocorrência de acidentes (mesmo no lar), pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;
– Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.
Além de todos os benefícios acima, talvez considerado um dos mais importantes, está a QUALIDADE DE VIDA. Ao frequentar uma academia na melhor idade, há sempre o contato com outras pessoas, troca de experiências, informações e o social. Uma sugestão para quem quer iniciar essa maravilhosa opção de vida é sempre, e antes de tudo, fazer um exame médico minucioso. É ele quem vai ditar as regras básicas, o restante ficará por conta de uma boa academia e, consequentemente, de um bom profissional de educação física.
Portanto, aqui vai uma receita para os jovens idosos: Check up, disposição, importância à vida, uma academia que ofereça um ambiente agradável, um bom profissional de educação física, roupas confortáveis , garrafa de água … e então pronto! Você estará muito bem preparado para enfrentar a vida de uma forma prazerosa, otimista e com muito ânimo! Dê uma chance a você!
Sandra Regina Bento Moreira
Coordenadora da Academia Nova Aguazul
CREF 7185 G/SP