Duas escolas de ensino fundamental II serão contempladas com as vacinas e profissionais de saúde também estarão vistoriando a caderneta de vacina dos estudantes
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta sexta-feira (25) a Semana Nacional de Vacinação, com ações integradas à Estratégia de Vacinação nas Escolas. Serão realizadas vistorias das cadernetas de vacinação nas 32 escolas da rede, bem como a vacinação, nos dias 29 e 30, nas unidades com ensino fundamental II Engº Carlos Rohm e Sebastião Vayego de Carvalho.
A rede municipal de saúde e educação da Prefeitura iniciaram, nesta semana, a mobilização junto aos responsáveis dos estudantes. Vale reforçar que serão vacinados apenas aqueles que tiverem sido previamente autorizados pelos pais ou responsáveis. Os demais estudantes das outras unidades que tiverem a caderneta de vacinação vistoriada receberão das equipes de saúde a informação de vacinas faltantes e serão orientados a procurar a unidade da Atenção Primária – UBS e USF – mais próxima de suas residências.
O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Essa iniciativa busca melhorar as taxas de cobertura em todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com prioridade para as vacinas febre amarela, tríplice viral, DTP, meningocócica ACWY, HPV e dengue.
“É uma ação necessária para que a gente mantenha nossas crianças e jovens seguros e vacinados. Serve também de alerta para os responsáveis para que mantenham sempre em dia a vacinação de seus filhos”, destacou o secretário de saúde Clovis Volpi.
Essa iniciativa, também faz parte do Programa Saúde na Escola promovido pela Prefeitura de Ribeirão Pires que além da ação de vacinação, também irá abordar outros temas durante o ano: ações de arboviroses, violência, promoção da saúde bucal e entre outros.
A ação faz parte da Estratégia de Vacinação nas Escolas promovida pelo Ministério da Saúde e também da Educação