Interações buscam trabalhar os sentidos desde os primeiros meses das crianças na rede
Todo dia de aula para as crianças do berçário traz uma nova descoberta. A partir das propostas do Currículo Paulista, implementadas na rede municipal de Ribeirão Pires, as profissionais da E.M. Irmã Maria Bernadete Bandeira de Seixas, da Quarta Divisão, realizaram atividade sensorial com os pequenos estudantes, trabalhando os sentidos, cheiros e texturas, que auxiliam nas experimentações e na interação com a natureza.
As professoras, na área externa da escola, utilizaram biscoito triturado e água para simular a interação com a terra e suas texturas, de forma que as crianças pudessem brincar, sentir e se sujar de forma segura. Para a coordenadora Sheila Araújo, a atividade foi muito rica e produtiva: “A proposta do Currículo Paulista tem nos ajudado a tirar as crianças de dentro da sala de aula, trazendo atividades em que eles utilizem espaço externo da escola. E as crianças aproveitaram bastante esse momento”.
Cada unidade de ensino realiza as suas atividades de forma adaptada ao ambiente em que está inserida e as características de cada bairro. Isso traz mais possibilidades de desenvolvimento e experiências sensoriais aos alunos da rede.
Professoras trabalharam as sensações com os alunos do Berçário na área externa da escola
Atividades sensoriais na E.M. Irmã Maria Bernadete Bandeira de Seixas