Atletismo e Inclusão: O Impacto do Esporte na Vida de Crianças com TEA

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, destacamos como o atletismo tem sido uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Projeto Nossos Trilhos – Pérolas para a Vida, um projeto do ADC Pérola da Serra, nas unidades Kai-Kan e Jardim Caçula, tem proporcionado uma experiência transformadora para diversas crianças e suas famílias.

O Esporte como Caminho para o Desenvolvimento

Brenda, mãe do Lucca, que treina na unidade Kai-Kan, compartilhou sua experiência sobre o impacto positivo da prática esportiva na vida de seu filho:

“O Lucca pratica atividade física desde a gestação, já que a mamãe aqui é formada em Educação Física e dá aula. Desde pequeno ele sempre foi incentivado a praticar atividade física e, depois do fechamento do laudo, mais ainda, pois entendi que a prática dos exercícios aliada à parte lúdica iria ajudá-lo a desenvolver tanto habilidades motoras quanto cognitivas.

A prática do atletismo ajuda na socialização e no desenvolvimento dele, tanto no esporte quanto no dia a dia. Tem ajudado muito na disciplina dentro e fora do esporte também. Como mãe e profissional da área, acredito muito que o esporte muda a vida das pessoas e dá a oportunidade de se desenvolver por completo. A atividade física para crianças, adolescentes e adultos com TEA e TDAH é muito importante e faz parte do desenvolvimento de cada um.”

A Experiência no Projeto Nossos Trilhos

Rosane, mãe do Vinicius, que treina na unidade Jardim Caçula, também compartilhou seu depoimento sobre como o esporte tem beneficiado seu filho:

“Tem sido uma experiência muito boa. Ele tem gostado muito e a parte da Educação Física ajuda bastante na integração com as outras crianças, fazendo amizades. Também contribui muito para a coordenação motora dele, que tem melhorado bastante.

A prática do atletismo também tem ajudado na postura corporal dele e no desenvolvimento de forma geral. Sempre pergunto se ele gosta de ir e ele responde: ‘Mãe, eu adoro! Gosto muito de ir!’. Ele diz que ajuda na interação social, a fazer amizades e conversar com os colegas.”

Esporte, Disciplina e Inclusão

O Projeto Nossos Trilhos – Pérolas para a Vida segue fortalecendo o compromisso com a inclusão por meio do esporte, proporcionando oportunidades para que cada criança encontre no atletismo um caminho de aprendizado e superação.

O projeto é apresentado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, com o patrocínio da UNIPAR.

Atletas Lucca e Vinicius fazem parte do projeto 

Compartilhe

Comente

Leia também